Pela primeira vez no Rio, Giselli Henrique teve sua experiência frustada ao se deparar com o óculos da famosa estátua furtadosMarcos Porto / Agência O Dia

Rio - A Polícia Civil tenta identificar quem furtou os óculos da estátua do escritor Carlos Drummond de Andrade, na altura do posto 6, da Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira. Os agentes da Guarda Municipal entregaram as imagens das câmeras do Centro de Operações Rio (COR) à polícia, que já está analisando o material. 
A peça retrata Drummond sentado em um banco, de costas para o mar e olhando para o calçadão. Tanto moradores do Rio quanto turistas fazem questão de sentar ao lado do poeta, seja para fazer uma foto ou para admirar a paisagem. Como é o caso da moradora de Joinville, em Santa Catarina, Giselli Henrique Damiani Leonel, de 40 anos, que ficou frustrada com a situação.
"Estávamos esperando a foto com a famosa escultura e infelizmente o óculos foi roubado novamente. Situações assim são tristes e quem sai perdendo é toda a cidade. O Rio é uma cidade linda demais e acontecimentos como este deixam todos chateados e traz uma imagem que não é boa para a cidade", lamentou a técnica de segurança do trabalho. "A sociedade precisa continuar vigilante e nunca desistir de lutar e acreditar na mudança das atitudes e comportamentos das pessoas", completou Giselli, que está visitando o Rio pela primeira vez e esteve no monumento na manhã desta quinta-feira.
Em nota, a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) informou que vai orçar a peça e, dentro de um mês, deverá fazer a reposição. A escultura foi instalada na orla em outubro de 2002 para comemorar o centenário do escritor nascido em Itabira, em Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902. A estátua foi feita pelo artista plástico Leo Santana e custou R$ 65 mil. Desde então, foram frequentes os episódios de vandalismo. Além dos óculos, que já foram furtados 12 vezes, são comuns os relatos de pichações, pinturas e outras depredações.

Em dezembro do ano passado, a Seconserva revitalizou a estátua. Além da reposição dos óculos, furtados pela penúltima vez em outubro, a Gerência de Monumentos e Chafarizes refez a pátina do bronze da escultura e recolocou placas desgastadas pela ação da maresia e do tempo.
Números alarmantes
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), houve um aumento de 96% nos furtos em Copacabana e no Leme, na Zona Sul. De janeiro a março de 2022, foram 2.010 casos. No mesmo período do ano passado, foram 1.026.
Segundo Horácio Magalhães, presidente da Amigos de Copacabana, a associação de moradores do bairro, só no último trimestre, houve um aumento de quase 36% nos roubos de rua e quase 85% no roubo de celulares na região.
"Atribuímos esses números a alguns fatores, como o Réveillon, Carnaval e altas temperaturas nesse verão que proporcionou a vinda de grupos de adolescentes infratores, o chamado arrastão. Além do aumento expressivo da população de rua, onde uma parcela deles se envolve em atos criminosos", disse Horário.
O furto foi registrado na 13ª DP (Ipanema).
Outro caso
Não é só a estátua de Drummond que sofre com ações de vandalismo na cidade. O monumento em homenagem a São Francisco de Assis e Santa Clara teve suas placas furtadas, na Praça do Russel, na Glória, na Zona Sul, na noite desta quarta-feira. A Seconserva informou ao DIA que já registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

"Vale lembrar, que as outras três placas já haviam sido furtadas em outra ocasião. Sendo assim, a Conservação vai incluir a placa furtada ontem no levantamento orçamentário que já estava sendo realizado das demais peças que compõem o pedestal, a fim de fazer a reposição no monumento", disse a Seconserva.

Feita em bronze, com pedestal em granito, a escultura de São Francisco de Assis e Santa Clara foi esculpida por Eduardo de Sá e está localizada na Praça Luis de Camões, na Glória.

O Monumento aos Santos católicos mostra São Francisco de Assis de joelhos, recitando o cântico do sol. E, ao seu lado, a figura de Santa Clara orando. Ao redor do pedestal, um conjunto formado por quatro placas assinala os principais episódios da vida do Santo.