Vacinação continua até 4 de junhoReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - O Dia D de vacinação realizado neste sábado (30) pela Prefeitura do Rio imunizou 25 mil crianças contra a gripe e o sarampo e 19 mil idosos contra a gripe. A campanha foi voltada para as crianças com idades entre seis meses a 4 anos, que puderam ser imunizadas contra as duas doenças, e para os maiores de 60 anos, que se protegeram contra a influenza.

Contra a gripe, a expectativa é vacinar 1,8 milhões de pessoas do grupo prioritário. De acordo com o painel EpiRio, da prefeitura, até esta segunda-feira (2), 505.793 doses foram aplicadas. A campanha continua até 4 de junho. A partir de hoje e até o próximo dia 7, além dos idoso e das crianças, também podem se vacinar gestantes e puérperas. A partir de 9 de maio até o próximo dia 14, o calendário avança para contemplar trabalhadores da saúde e pessoas dos demais grupos prioritários, com idades dos 50 aos 59 anos.
Ainda neste mês, entre os dias 16 a 21 e 23 a 28, serão imunizados os integrantes dos mesmos grupos, mas com idades de 40 a 49 e 30 e 39 anos, respectivamente. Entre os dias 30 de maio a 3 de junho, a vacina chega para os contemplados com idades de 5 a 29 anos. Os grupos prioritários podem ser conferidos no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

A campanha de vacinação contra o sarampo também continua até 4 de junho. A expectativa é imunizar 90% do público-alvo, formado por cerca de 353 mil crianças na faixa etária de seis meses a 4 anos. Apesar de ainda não ter registrado casos este ano, os números dos últimos dois preocupam. Em 2020, foram 600 e em 2021, outros três. Até 2016, a doença era considerada erradicada na capital fluminense. A vacina usada é a Tríplice viral, que será oferecida em dose adicional, independente da situação vacinal apresentada.