Policiais do Bope realizam operação no Morro dos Macacos neste sábado (14)Marcos Porto

Rio - Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em conjunto com o Batalhão de Ações com Cães (BAC), realizam uma operação, na manhã deste sábado (14), no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio.
Em nota, a Polícia Militar informou que equipes atuam na região com o objetivo de coibir movimentações criminosas neste local, onde o policiamento foi intensificado nos últimos dias devido a confrontos armados entre facções rivais. Agentes reforçaram o patrulhamento nesta manhã deste sábado em uma das principais entradas da comunidade, na Rua Visconde de Santa Isabel, perto do antigo Jardim Zoológico.
Até o momento, não foram registradas alterações, prisões ou apreensões. O policiamento segue intensificado na região.
Na noite desta sexta-feira (13), novos tiroteios assustaram moradores da comunidade. Testemunhas afirmam que a troca de tiros teve início por conta das 22h30. Uma moradora da localidade, que não quis se identificar, informou ao DIA que o momento no morro é de incerteza. "Está aquela situação complicada... A gente não sabe se pode sair ou não porque não tem hora para o tiroteio. As ruas não estão muito movimentadas, e nem todos os comércios estão abrindo. O clima está tenso, de verdade". 
Desde a madrugada de quinta-feira (12), tiroteios entre traficantes fecharam escolas e Clínicas da Família na região. Segundo informações, o confronto estaria acontecendo entre membros do Terceiro Comando Puro (TCP), facção que domina a comunidade, e integrantes do Comando Vermelho (CV), que tentam tomar o território.
Durante a troca de tiros, o catador Eduardo Guimarães, conhecido na comunidade como "MC Dallas", de 28 anos, foi baleado e morreu. De acordo com testemunhas, ele estaria tentando voltar para casa durante a madrugada, quando foi atingido por traficantes. Eduardo chegou a ser socorrido por moradores para o Hospital Federal do Andaraí, também na Zona Norte, mas não resistiu ao ferimento e faleceu. Seu corpo foi enterrado na tarde da última sexta-feira (13), no Cemitério do Catumbi.