Recentemente, a SuperVia foi multada pelo Estado em R$ 1,9 milhão por falha na prestação de serviço ao usuárioFabio Costa / Agência O Dia

Rio - A semana mal começou e os passageiros já enfrentam problemas nos trens. De acordo com a SuperVia, os ramais de Japeri e Saracuruna circulam com atrasos nesta segunda-feira. No entanto, a concessionária não informou o motivo dos intervalos irregulares. Os demais ramais operam normalmente. 
O ramal Japeri opera com intervalos médios de 20 minutos no trecho entre Japeri e Comendador Soares e com intervalos médios de 10 minutos no trecho entre Nova Iguaçu e Central do Brasil. No momento, não haverá partidas da Central do Brasil para Nova Iguaçu.
Já o ramal Saracuruna circula com intervalos médios de 20 minutos no trecho entre Gramacho Central do Brasil.
Segundo a concessionária, os clientes estão sendo informados do problema através do sistema de áudio das estações. "Nossas equipes trabalham para restabelecer a operação o mais breve possível".
Multa
De acordo com o Estado do Rio, o Procon-RJ faz fiscalizações desde abril nas estações de trem para apurar como o serviço é prestado à população. Outros 16 autos de infração foram aplicados e seguem os trâmites legais, que poderão resultar em novas multas.
A multa aplicada pelo Procon-RJ é em razão da má conservação nas estações de Engenheiro Pedreira, Comendador Soares e Austin. A má condição também foi identificada no atraso na circulação dos trens, falta de orientação, de controle de acesso ao vagão feminino, distância irregular entre o trem e a plataforma, além da ausência de acessibilidade.
Força-tarefa
A força-tarefa foi anunciada no último dia 8 de abril e tinha como uma das principais ações o plano de retomada de 12 estações consideradas perdidas para o tráfico, por meio da Polícia Militar. A ação ocorreu após inúmeros episódios de paralisação nos ramais por conta de roubos de cabos, atrasos nas viagens, sucateamento e falta de trens em horários de pico. O objetivo é melhorar os serviços oferecidos pela SuperVia à população.
Há cerca de um mês, Castro já havia anunciado a suspensão das negociações com a SuperVia quanto ao reajuste das tarifas, até que a concessionária corrigisse todos os problemas no serviço. Segundo ele "enquanto a situação de crise continuar, não será repassado nenhum real".