Material apreendido pelos policiais durante megaoperação na Vila CruzeiroReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - O número de mortos na operação da Vila Cruzeiro foi corrigido nesta quinta-feira (26) pela Polícia Civil. Nesta manhã, foram contabilizados 26, mas a instituição esclareceu que há, até o momento, 23 óbitos. A ação da PM foi considerada a segunda mais letal da história do Rio.

De acordo com a polícia, 23 corpos vindos da comunidade deram entrada no Instituto Médico Legal (IML). Os outros três mortos chegaram ao local após um confronto entre traficantes no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte.

Segundo o IML, 22 mortos já foram identificados e há um aguardando confirmação. Dentre esses, 18 corpos já foram liberados para sepultamento e cinco aguardam liberação. Em todos, segundo a Polícia Civil, foram realizados exames de necropsia e de papiloscopia para confirmar as identificações e verificar as circunstâncias das mortes.

O Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, recebeu, na terça-feira (24), 28 pessoas, e 21 delas já estavam sem vida. Outros três feridos teriam morrido após receberem atendimento e, durante a madrugada desta quinta-feira, mais um entre os internados teve uma piora em seu estado de saúde e morreu. Com esses números, 25 vítimas fatais passaram pelo hospital.

Outros três pacientes seguem internados na unidade de saúde: Karla Karoline da Silva e Sergio Silva do Rosário, um perito da Polícia Civil, com quadro clínico estável, e Kleber do Prado, em estado grave. Um outro ferido, identificado como Edson Ferreira da Costa, foi transferido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Complexo de Gericinó e seu estado de saúde é estável.
A Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional do Ministério Público Federal (MPF), classificou as operações como a realizada na Vila Cruzeiro como "absolutamente incompatíveis com o Estado de Direito". A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) instaurou inquéritos sobre as mortes e está sendo responsável pelas investigações.
Confira imagens da megaoperação.

Confira a lista de mortos divulgada pela Polícia Civil:

1 - Gabrielle Ferreira da Cunha
2 - Leonardo dos Santos Mendonça
3 – Anderson de Souza Lopes, 18 anos
4 – Diego Leal de Souza, de 32 anos
5 – Emerson Stelman da Silva,
6 – Maycon Douglas Alves Ferreira da Silva
7 – Carlos Henrique Pacheco da Silva
8 – Tiugo dos Santos Bruno
9 – Edmilson Felix Herculano
10 – Izaias Vitor Marques Nobrega
11 – Roque de Castro Pinto Junior
12 – Douglas Costa Donato
13 – Mauri Edson Vulcão Costa
14 – João Carlos Arruda Ferreira
15 – Ricardo José Cruz Zacarias Junior
16 – Patrick de Andrade da Silva
17 – Denis Fernandes Rodrigues
18 – Eraldo de Novaes Ribeiro
19 – Nathan Werneck Borges Lopes
20 – Everton Nunes Pires
21 – João Victor Moraes da Rocha
22 – Carlos Alexandre de Oliveira Rua
23 – Luiz Carlos Gonçalves Cordeiro (aguarda confirmação oficial)