Glaidson: denunciado pelo MPReprodução/ redes sociais

Rio - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como "Faraó dos Bitcoins", o vereador da cidade de Búzios, Lorram Gomes da Silveira, e Carlos Alexandre da Silva, pelo crime de lavagem de dinheiro. O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), realizam, na manhã desta sexta-feira (19), a operação Cryptolavagem, que visa cumprir mandados de busca e apreensão contra os denunciados na cidade da Região dos Lagos. Foram apreendidos R$ 48 mil em espécie na casa do parlamentar.
Glaidson está preso desde agosto de 2021, quando foi alvo da operação Kryptos, que prendeu o dono da GAS Consultoria, empresa acusada de fraudes envolvendo o mercado de criptomoedas. Na ocasião, agentes encontraram, na casa do ex-garçom, mais de R$ 13 milhões em espécie, em diferentes moedas, além de barras de ouro e carros importados, como um Porsche e uma BMW.
 
O vereador Lorram Gomes, que foi preso em 2021 pelo mesmo crime, é acusado de lavar dinheiro proveniente da venda de alvarás no município, com investimentos em criptoativos, intermediados por Glaidson e Carlos Alexandre.

A Cryptolavagem é um desdobramento da Operação Plastografos II, que foi desencadeada pelo Gaeco em abril de 2021, e desarticulou uma quadrilha liderada pelo vereador e outros servidores da Prefeitura de Búzios. Na época, ele já havia sido acusado de ser líder de organização criminosa que emitia alvarás falsos no município da Região dos Lagos. O Portal dos Procurados chegou a divulgar um cartaz pedindo informações sobre o paradeiro dele, que estava foragido.
 
Lorram está em seu terceiro mandato como vereador de Búzios, função que ocupou também entre 2009 e 2016. No período em que foram praticados os delitos apontados pelo MPRJ, o parlamentar exercia o cargo de chefe de Gabinete do, então prefeito, André Granado. A Justiça determinou o afastamento do vereador das funções públicas.
 
 
 
MPRJ denuncia Lorram, vereador de Búzios e "Faraó do Bitcoin" por lavagem de dinheiro - Divulgação
MPRJ denuncia Lorram, vereador de Búzios e "Faraó do Bitcoin" por lavagem de dinheiroDivulgação