A Igreja costuma realizar missas todo dia 23, em homenagem ao padroeiroRede Social
A Igreja realizaria três missas nesta sexta (23) às 9h, 17h e 19h, que ocorrem tradicionalmente todo dia 23, em homenagem ao dia do padroeiro, comemorado no dia 23 de abril. As celebrações costumam reunir milhares de fiéis.
De acordo com a Polícia Militar, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), com apoio do Grupamento Aeromóvel (GAM) para monitoramento aéreo e de PMs do 9ºBPM (Rocha Miranda) estão atuando nas comunidades Morro do Fubá, Saçu e Caixa D'Água, entre os bairros de Campinho, Cascadura, Piedade e Quintino, também na Zona Norte para coibir conter o confronto entre milicianos do grupo ‘Tico e Teco’ e traficantes do Comando Vermelho pelo domínio do Morro do Fubá.
Durante dias, moradores relatam momentos de tensão nos arredores das comunidades. Alunos e professores da Faetec de Quintino também registraram medo em frequentar a instituição. Uma mensagem divulgada no Twitter, da suposta secretária do colégio, mostra, inclusive, um pedido para que os pais e alunos avaliem a segurança.
“Em face aos últimos acontecimentos de conflitos no entorno do campus Quintino, a direção esclarece que não tem autonomia para suspender aulas. Entretanto, entendendo a gravidade dos fatos, a direção se compromete a avaliar a situação pedagógica dos alunos, individual e coletivamente, em relação a eventuais faltas. A direção solicita às famílias que, em dúvida em uma situação de conflito, avaliem cuidadosamente a possibilidade de não enviar seus filhos à escola. A segurança e a integridade física de todos: alunos, servidores, responsáveis e profissionais que executam transporte deve, sempre, vir em primeiro lugar’, diz a mensagem.
Quintino
— Milícia RJ News (@RjMilicia) September 22, 2022
Alunos da Faetec de Quintino, ficaram no meio do fogo cruzado hoje de manhã.
Operação rolando ainda no morro do 18. pic.twitter.com/yoJrVvfbMG
Procurada, a Secretaria de Educação do Estado não respondeu sobre a suspensão ou não das aulas.
Ainda nesta sexta (23), objetos incendiados bloquearam ruas do Morro do Dezoito. Segundo o Centro de Operações Rio, na Rua Clarimundo de Melo, equipes da PM atuam em ocorrência policial na altura da Rua Torres de Oliveira, em Piedade.
Objetos incendiados bloquearam ruas do Morro do Dezoito, nesta sexta-feira (23)#ODia
— Jornal O Dia (@jornalodia) September 23, 2022
Crédito: Reprodução pic.twitter.com/PHCVcP3ebD
Briga por território
O Morro do Fubá era chefiado pela milícia do 'Tico e Teco', comandada por Leonardo Luccas Pereira, o 'Leleo' ou 'Teco', mas foi invadido pelo Comando Vermelho, em janeiro deste ano, liderado pelo gerente do Morro do 18, Rafael Cardoso do Valle, o 'Baby', depois que as milícias do Campinho e do Morro do Fubá foram traídas por um ex-integrante. Agora, os traficantes dominam a parte alta da comunidade, mas a parte baixa segue sendo comandada pelos paramilitares. Desde então, os criminosos vivem uma guerra pelo controle total da região.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.