Clínica da Família França Leite, em Mesquita, tem sala de espera especial para o público feminino
Clínica da Família França Leite, em Mesquita, tem sala de espera especial para o público femininoRafael Lobo / PMM / Divulgação
Por O Dia
Transformar a espera de uma consulta ou procedimento de saúde em um momento de informação e troca de experiências. É essa a rotina das manhãs de segundas-feiras na Clínica da Família França Leite, na Chatuba, em Mesquita. Como esse é o dia da semana em que o espaço tem ginecologista disponível, a presença de mulheres chama atenção. Então, a gestora da unidade, a enfermeira obstetra e do trabalho Rita de Cassia e Silva de Pinho teve a ideia de aproveitar para estreitar os laços entre os profissionais e as pacientes.
"Essa sala de espera informativa é uma atividade que costumamos adotar bastante na Saúde de Mesquita. Nesse momento, a mulher pode ter um encontro melhor com ela mesma. Além disso, também temos quatro clínicos gerais atendendo, além da ginecologista, o que permite que alguns homens que estão ali entendam um pouco mais sobre questões ligadas não só ao físico da mulher, mas ao seu psicológico", avalia Rita.
Publicidade
No Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8, a gestora aproveitou para contar um pouco dos fatores históricos ligados à data. Muitas das pacientes não tinham conhecimento dos motivos que levaram à homenagem e, assim, puderam ter mais consciência da importância de se valorizar as conquistas que já foram realizadas pelas mulheres.
"Aproveitamos para falar sobre o quão fundamental é o cuidado com as mulheres. Muitas já foram vítimas de algum tipo de violência, seja ela verbal, psicológica, de patrimônio ou até mesmo física. Essa sensibilização, ainda mais na presença dos homens, cria um clima de interação e, principalmente, de multiplicação de conhecimentos importante para aquela comunidade e para nós, que somos profissionais também", analisa Rita, que faz questão de valorizar o trabalho de toda a equipe da unidade de saúde.
Publicidade
"Temos a sorte de contar com um grupo dedicado, que se empenha em melhorar a saúde dos pacientes de uma forma mais ampla, conseguindo, assim, ir além do que normalmente se vê em uma unidade de saúde", enaltece.
Para descontrair o ambiente, a equipe usou acessórios que remetiam à super-heroína Mulher Maravilha.
Publicidade