Por lucas.cardoso
Rio - Música, literatura, cinema e festas religiosas. A cidade de Paraty acaba de divulgar o calendário de eventos de 2018. Na programação, 38 atrações diferentes, que prometem agradar a públicos variados. Entre as novidades do próximo ano, o Festival Estações Musicais, o Encontro Sesc de Cinema de Animação e o ÀWA  Festival Sesc da Cultura Negra. 
Centro histórico de ParatyDivulgação

Previsto para acontecer ao longo do ano, o Festival Estações Musicais contará com apresentações de música clássica e instrumental, com artistas locais e convidados. Os shows estão previstos para três locais diferentes Forte Defensor Perpétuo, Igreja do Rosário e Praça da Matriz. "Atrações reforçam a vocação da cidade de Paraty como referência em turismo cultural", destaca Cristina Maseda, secretária de Cultura.

Outra novidade é o Encontro Sesc de Cinema de Animação, que está previsto para ser realizado em setembro, com mesas-redondas e exibição de filmes. No mesmo mês haverá também a Festa de Nossa Senhora dos Remédios e mais uma edição do Mimo Festival, com shows de artistas brasileiros e estrangeiros.

O calendário de eventos também vai contar pela primeira vez com o ÀWA  Festival Sesc da Cultura Negra, que será realizado em novembro e promete reunir diversas atividades artísticas com temática afro-brasileira. Ainda no mesmo mês acontecerá a Folia Gastronômica e a festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, além do Encontro da Cultura Negra.

 EVENTOS TRADICIONAIS

O calendário também prevê eventos tradicionais de Paraty. Em maio, a Festa do Divino Espírito Santo, um Patrimônio Cultural do Brasil. Em julho, está agendada nova edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Já em agosto, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores.

"A programação foi feita com base em critérios como valorização das tradições locais, da sustentabilidade dos recursos naturais e do desenvolvimento econômico. Para promover e expandir o resultado mercadológico, validando e consolidando a estratégia de desenvolvimento de políticas públicas de ampliação e diversificação da oferta turística do município", ressalta o secretário de Turismo Gabriel Costa.