Com mais recursos financeiros disponíveis, o município terá meios para agir de forma integrada com o Governo do Estado no combate à criminalidade e em ações preventivas quanto à violência urbana
Com mais recursos financeiros disponíveis, o município terá meios para agir de forma integrada com o Governo do Estado no combate à criminalidade e em ações preventivas quanto à violência urbanaDivulgação / Lucas Alvarenga
Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - A Secretaria de Ordem Pública já começa a articular os próximos passos no combate à criminalidade no município, após a aprovação - com ampla maioria dos votos - da mensagem do Executivo sobre a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumesp) e do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comesp). Fiscalizado pelo Comesp, o Fumesp vai possibilitar apoio financeiro a programas e ações voltadas à segurança pública local. São Gonçalo poderá captar recursos diretos do Governo Federal por meio do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). E a iniciativa privada poderá contribuir com doações espontâneas. 
Composto por membros do Executivo, Judiciário, Ministério Público e entidades sociais relacionadas à segurança pública, o conselho acompanhará a aplicação dos recursos e contribuirá com a Secretaria de Ordem Pública no desenvolvimento de ações para combate à violência. Com mais recursos financeiros disponíveis, o município poderá agir de forma integrada com o Governo do Estado no combate à criminalidade e também em ações preventivas em relação ao crescimento da violência na cidade, não dependendo apenas do orçamento público. Todos os investimentos só poderão ser utilizados exclusivamente na segurança pública.
Publicidade
“Com a criação do fundo, não seremos dependentes unicamente do orçamento público. Os empresários da cidade também poderão contribuir, permitindo que o município aumente os investimentos na compra de equipamentos e capacitação. Vamos ampliar o combate à violência, dando mais dignidade à população”, destacou o prefeito Capitão Nelson.

O Secretário de Ordem Pública afirmou que em breve apresentará os planos de combate à criminalidade à iniciativa privada. “A ideia inicial é realizar um chamamento dos empresários do município para fazer uma apresentação dos nossos projetos: investimentos na Guarda Municipal, capacitação do efetivo municipal, ampliação do programa Segurança Presente e aquisição de equipamentos. Com o fundo nós abrimos um leque de opções para que o município esteja mais bem equipado e preparado para efetivar a redução nos índices de criminalidade”, comentou.