Horto Municipal de Saquarema doa mudas de diversas espécies de plantas para populaçãoDivulgação/Prefeitura

Por O Dia
Saquarema – A Prefeitura de Saquarema, na Região dos Lagos criou um projeto de distribuição de mudas de plantas para moradores da região. Através do Horto Municipal, localizado em Sampaio Corrêa, centenas de mudas de plantas nativas, frutíferas e hortaliças estão sendo cultivadas e doadas para a população.

O projeto, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca já alcança 32 bairros e já distribuiu, desde março de 2021, mais de 4838 mudinhas, sendo cerca de 2338 de hortaliças e 2.500 de espécies medicinais, ornamentais, frutíferas e de reflorestamento.
Publicidade
Horto Municipal de Saquarema doa mudas de diversas espécies de plantas para população - Divulgação/Prefeitura
Horto Municipal de Saquarema doa mudas de diversas espécies de plantas para populaçãoDivulgação/Prefeitura

A distribuição de mudas de alface, couve, salsa, coentro, cebolinha, beringela, jiló e pimenta vem possibilitando à população ter sua própria horta caseira. Pequenos produtores também recorrerem ao Horto Municipal em busca de mudas de hortaliças para a produção de verduras destinadas a feiras e mercearias.
Plantas destinadas à produção de frutas como abacate, acerola, amora, açaí, biriba, cacau, caju, goiaba, graviola, pinha, jabuticaba, jambo, maracujá, mamão pitomba e uma infinidade de outras espécies também são cultivadas para a distribuição de mudas.

Espécies medicinais como boldo, boldo chileno, capim-limão, citronela, terramicina e saião também são disponibilizadas, assim como aquelas destinadas à ornamentação: quinze anos, cróton, onze horas, orquídea, malva, espada de São Jorge, copo de leite, murta e pingo de ouro, entre outras.
Publicidade

Plantas destinadas ao reflorestamento local como os jequitibás branco e rosa, os ipês amarelo, rosa e roxo, a paineira, a quaresmeira e o pau-brasil fecham a lista e garantem o foco na valorização e sustentabilidade ambiental, outro objetivo do projeto.

As doações são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e não há limite para as mudas de hortaliças a serem doadas para cada interessado.
Publicidade

Produtores que solicitam uma grande quantidade de mudas para comercialização, é feita uma visita técnica para que o projeto seja acompanhado por técnicos da Secretaria viabilizando, assim, além das mudas, suporte técnico ao produtor. Quanto às plantas arbóreas e arbustivas em geral, o morador tem direito de levar a planta que desejar, não ultrapassando 2 exemplares de cada.