Empresário cria método para aumentar vendas

Veja os 10 passos desenvolvidos por Gustavo Malavota para bom resultado nos negócios

Por Bernado Costa

Gustavo Malavota em palestra
Gustavo Malavota em palestra -
Depois de 12 anos trabalhando como consultor em vendas, Gustavo Malavota percebeu que o conhecimento as técnicas para um bom desempenho ficava restrito às grandes empresas. A alternativa que encontrou para tornar as práticas acessíveis foi criar o Instituto Vendas, que surgiu em janeiro de 2016 para atender, como diz Malavota, ‘o barraqueiro, o Microempreendedor Individual (MEI), o entregador, o ambulante, o vendedor autônomo...’.
“Ao criar o Instituto Vendas, meu objetivo de vida passou a ser divulgar o conhecimento que adquiri de forma colaborativa e ao máximo de pessoas possível. Quero ajudar quem realmente precisa ter êxito nos negócios para levar mais dinheiro para suas famílias com processos de comercialização. E esse é o perfil dos pequenos comerciantes”, diz Gustavo Malavota, que dará palestra neste sábado, no 1º Congresso Carioca de Vendas, que será realizado no Riocentro.
Gustavo Malavota durante palestra: criador do Instituto Vendas quer atender pequenos comerciantes - Divulgação
Nas ações de capacitação que oferece, Malavota instrui o público sobre os 10 passos que formam o ‘Move’ (Método de Orientação para Vendas), que desenvolveu no instituto. As etapas vão desde à qualificação profissional às estratégias de fidelização de clientes, passando por etapas rotineiras de preparação (detalhes no quadro abaixo).
Gustavo Malavota garante que, se aplicados de forma estruturada, constante e consciente, os resultados serão positivos. “São ações que qualquer um pode aplicar e se empoderar comercialmente. Não apenas o vendedor clássico, mas qualquer tipo de profissional. Hoje, tenho sido mais procurado por empreendedores e profissionais autônomos de ramos variados”, diz.
O Instituto Vendas desenvolve quatro programas de capacitação. No treinamento ‘Em Company’, Malavota passa dois meses na empresa para diagnosticar suas necessidades: “Em seguida, preparamos o material de orientação e aplicamos os 10 passos de forma personalizada. Esse treinamento pode durar de seis meses a um ano”.
A outra atividade para empresas são as palestras, com duração de uma ou duas horas. “É a nossa solução para o cliente que quer gerar resultados imediatos”, diz Malavota. Há ainda outros dois modelos de qualificação: os treinamentos que duram um dia inteiro — o próximo será em agosto na Unisuam, em Bonsucesso. E o Workshop em Vendas, voltado para vendedores de lojas.
OS 10 PASSOS
Gustavo Malavota, fundador do Instituto Vendas, comenta os fundamentos para se adquirir o que chama de ‘mentalidade vendedora’:
Qualificação
"O profissional precisa investir na formação e aprimorar as habilidades exigidas pelo mercado".
Preparação
"São tarefas diárias, como organizar o material de trabalho e se manter atualizado sobre sua função, ouvindo um podcast, por exemplo”.
Aproximação
"Esse eixo envolve estratégias para a captação de clientes".
Investigação
"É necessário entender o que cliente precisa e o que ela espera da produto que o profissional tem a apresentar”.
 
Localização
"É saber onde encontrar as soluções para atender as necessidades verificadas na fase anterior".
Demonstração 
"A capacidade de mostrar ao cliente benefícios que ele não percebe num primeiro momento".
Complementação
"Apresentar algo que não era esperado pode aumentar o valor da venda e a satisfação do cliente".
Negociação
"Saber contornar obstáculos que possam impedir a negociação".
 
Concretização
 
"Há um momento certo para o famoso: ‘vamos fechar?’".
 
Fidelização
 
"São ações para conquistar o cliente e fazer com que ele divulgue o serviço. É o combustível para recomeçar o ciclo".

Galeria de Fotos

Gustavo Malavota em palestra Divulgação
Gustavo Malavota durante palestra: criador do Instituto Vendas quer atender pequenos comerciantes Divulgação
Gustavo Malavota cria o Instituto Vendas para ajudar pequenos comerciantes a terem sucesso nos negócios Divulgação
Gustavo Malavota cria o Instituto Vendas para ajudar pequenos comerciantes a terem sucesso nos negócios Divulgação
Gustavo Malavota cria o Instituto Vendas para ajudar pequenos comerciantes a terem sucesso nos negócios Divulgação

Comentários