Brittney Griner é condenada a nove anos de prisão por tráfico de drogasFoto: Barry Gossage / AFP

Rio - A Rússia aceitou negociar a troca de prisioneiros após a sentença de Brittney Griner, que foi condenada a nove anos de prisão por tráfico de drogas, na última quinta-feira. A jogadora americana de basquete, de 31 anos, está detida no país desde fevereiro. A informação é do portal "GE".
"Nós estamos prontos para discutir o assunto, mas apenas dentro da janela de comunicação estabelecida entre os presidentes Putin e Biden. Há um canal especial estabelecido pelos presidente e, apesar de algumas declarações públicas, ainda está funcionando", afirmou o Ministro do Exterior da Rússia, Sergei Lavrov, durante uma coletiva de imprensa ao 'Camboja'.
O tribunal russo considerou Griner culpada por tráfico de drogas com intenção criminosa. A possível troca de prisioneiros está sendo discutida há semanas, mas a Rússia tinha negado a possibilidade. A atleta disse que usou a maconha para cuidar de lesões crônicas, mas sem a ideia de traficar as drogas para o país europeu.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considerou o veredito "inaceitável". A tendência é de que haja um acordo entre os países nos próximos dias. Brittney Griner joga pelo Phoenix Mercury e é uma das principais jogadoras do basquete feminino.