O governador em exercício, Cláudio Castro - Luciano Belford/Agência O Dia
O governador em exercício, Cláudio CastroLuciano Belford/Agência O Dia
Por O Dia
Rio - O governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse na tarde desta sexta-feira após assumir o lugar de Wilson Witzel, que acredita na "missão confiada por Deus" e que "Ele" lhe dará a sabedoria necessária para conduzir o estado com firmeza, ouvindo a todos que querem o bem do Rio de Janeiro e da população fluminense.
Na tarde de hoje, Castro convocou uma reunião com a cúpula da segurança do Rio. Participam do encontro representantes das polícias Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e da Procuradoria Geral do Estado.
Publicidade
Cláudio disse ainda que lamenta os acontecimentos nesta manhã e ressalta estar com a "consciência tranquila" e totalmente à disposição para colaborar com as investigações. Advogado de formação, ele afirmou que confia na Justiça e na garantia ao amplo direito de defesa a todos os envolvidos para que os fatos possam ser devidamente esclarecidos para a sociedade.

Galeria de Fotos

Rio,28/08/2020-LARANJEIRAS, Policia Federal faz buscas na casa de Wilson Witzel no Palacio Laranjeiras, STJ afasta Witzel do governo do Rio por suspeitas de participar em esquema de corrupção na saúde Cléber Mendes
Policiais estiveram no Palácio Laranjeiras para cumprir mandados de busca e apreensão Cléber Mendes
Rio - 28/08/2020 - Entrevista coletica no Ministério Público Federal no Rio de Janeiro sobre as investigações da Operação"Tris in Idem", sobre formação de quadrilha e lavagem de dinheiro envolvendo o Governador Wilson Witzel e sua esposa Helena Estefan Radovicz / Agência O Dia
Wilson Witzel e Edmar Santos, na época em que o oficial da PM ainda integrava o governo Vera Araújo / Agência O Globo
Publicidade
Cláudio Castro ressaltou que conduzirá o estado com "transparência e responsabilidade",  "para que a economia e os cidadãos não sejam afetados e reiterou a importância do respeito ao cumprimento do devido processo legal, pilar da democracia".
Entenda o caso
Publicidade
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o governador Wilson Witzel (PSC) do cargo por pelo menos seis meses. O afastamento foi determinado pelo ministro Benedito Gonçalves após investigações da Procuradoria-Geral da República (PGR) apontar o envolvimento de Witzel em desvios no governo do estado. O vice-governador Cláudio Castro (PSC), que estava em Brasília e chegou ao Rio no início da tarde, assumirá a função.
De acordo com a PGR, desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2019, Witzel montou uma organização criminosa dentro do governo do estado. A quadrilha foi dividida em três grupos, que disputavam o poder com desvio de recursos dos cofres públicos.
Publicidade
Ainda segundo a PGR, o esquema era liderado por empresários, que lotearam as principais secretarias, como a da Saúde, para criar esquemas que beneficiassem as próprias empresas.
Além do afastamento de Witzel, 380 policiais federais e agentes do Ministério Público Federal (MPF) e da Receita Federal realizaram, em paralelo, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, a Operação Tris in Idem. Foram cumpridos 89 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de prisão – onde 3 de alvos que já se encontravam presos. Restam três mandados em aberto.