Witzel e o vice-governador, Cláudio Castro - Armando Paiva / Agência O Dia
Witzel e o vice-governador, Cláudio CastroArmando Paiva / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - Com a determinação do afastamento do governador Wilson Witzel por 180 dias, o vice-governador Cláudio Castro assume o comando do Palácio Guanabara nesta sexta-feira. Ele, no entanto, também está entre os alvos da operação. Policiais federais estiveram em sua casa no condomínio Península, na Barra da Tijuca. O vice-governador não estava em casa, mas em Brasília, de onde retorna.

Galeria de Fotos

Vice-governador Cláudio Castro tem uma longa trajetória como cantor católico Reprodução / Instagram
No dia 30 de março, o governador Wilson Witzel deu uma entrevista coletiva no Palácio Guanabara, com o vice-governador, Cláudio Castro (à esquerda), e o secretário de Saúde, Edmar Santos (à direita) Cleber Mendes
Acompanhado do vice-governador, Claudio Castro (dir.), Wiltzel não revelou quem pretende apoiar em 2020 Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 06/09/2019 - Lançamento Projeto Seguança Presente na manha de hoje, em Laranjeiras, zona sul do Rio - na foto, vice governador, Claudio Castro, a esquerda; governador, Wilson Witzel, centro e secretario da Policia Militar, general, Rogerio Figueredo, a direita - foto: Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
20 08 2019 - Palácio Guanabara - Laranjeiras, Rio de Janeiro, RJ - Coletiva de imprensa do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sobre o sequestro de um ônibus na Ponte Rio-Niterói nesta terça-feira, 20. Na foto, o Governador Wilson Witzel e o vice-governador Cláudio Castro. Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Cláudio Castro Luciano Belford/Agência O Dia
Witzel e o vice-governador, Cláudio Castro Armando Paiva / Agência O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 12/03/2019 - Policia - Coletiva de Imprensa - Coletiva de imprensa sobre a prisao de dois suspeitos pela morte de Marielle Silva e Anderson Gomes, no Palacio Guanabara, Laranjeiras, zona sul do Rio - na foto, Claudio Castro, Vice Governador dos Estado do Rio de Janeiro - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
O vice-governador Cláudio Castro esteve no Ninho do Urubu Reprodução / Twitter
Publicidade
Castro exercia seu primeiro mandato de vereador pelo Rio de Janeiro quando candidatou-se na chapa de Witzel, sem imaginar que os dois venceriam as eleições.
Publicidade
De semblante fechado nos compromissos públicos, mas simpático ao conversar, Castro tem trajetória longa em outro meio: o de cantor católico. O '02' do Palácio Guanabara já lançou dois discos solo e, antes, integrava a banda Em Nome do Pai. É fácil achar vídeos - que até hoje são postados em seu canal no YouTube - nos quais o vice exibe a cantoria. Num dos clipes mais recentes, ajoelha-se diante do Cristo Redentor.
Publicidade
Na política, antes de compor a chapa, Castro havia trabalhado como chefe de gabinete na Assembleia Legislativa (Alerj). Chegou à parceria com o atual governador meio por acaso.
Publicidade
O PSC, partido de ambos, não conseguiu compor aliança com outras legendas para a eleição, o que acabou levando à indicação de um nome interno para a vice. Sobrou para Castro. Assim como a maioria dos moradores do estado, naquele momento, o vereador não tinha ideia de que eles poderiam ser eleitos.
O cantor católico assumiu como missão, no início do governo, de lidar com órgãos como o Detran, um dos mais conhecidos pelos esquemas de corrupção dos anos anteriores no Rio. O departamento é um dos que têm, hoje, influência do Pastor Everaldo, presidente nacional do PSC, preso nesta sexta-feira.

Durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), Castro vinha coordenando um mutirão de distribuição de cestas básicas e foi escalado recentemente para correr atrás do prejuízo político de Witzel na Alerj - o governador exonerou, há duas semanas, o secretário de Casa Civil, André Moura, responsável pela interlocução com os deputados. A casa de Moura no Sergipe foi alvo de mandado de busca e apreensão na operação de hoje.

Castro foi chefe de gabinete de Márcio Pacheco (PSC), com quem também já dividiu os palcos de shows católicos. Ex-líder do governo na Casa, o deputado entregou a função após a exoneração de André Moura. Até agora não há um novo líder estabelecido, e o que sobrou foi a aposta na capacidade de diálogo do vice.
Publicidade
PAULISTA DE SANTOS
Assim como Witzel, Castro não nasceu em terras fluminenses. É de Santos, no litoral paulista, e foi para o Rio ainda criança. Entre os que o acompanham no trabalho, é tido como conciliador. Nas agendas públicas do governador, está sempre lá, mas pouco fala.

Há uma grande preocupação, entre aliados, em evitar que ele seja acusado de traição - algo comum num país que tem história conturbada de vices. O vice, dizem interlocutores, jamais imaginava que poderia assumir tão cedo o governo. O horizonte mais próximo, na sua avaliação, seria a eleição de 2022, caso Witzel de fato concretizasse o desejo de concorrer à presidência

DIÁLOGO

A abertura ao diálogo é um elogio feito por aliados de diferentes esferas, como prefeitos do interior que precisam de interlocução com o governo e também parlamentares. Ambos os grupos reclamam da dificuldade de conversar com Witzel e classificam Castro como uma espécie de antítese dele.
Publicidade
"Sabe conversar e aprimorar ideias, sabe o lugar que ocupa", comenta um prefeito, referindo-se ao fato de o governador ter se perdido no cargo. "Witzel está sendo vítima de si mesmo."

Nessa tentativa de não parecer um traidor, há quem esteja aconselhando o vice a moderar no nível de defesa que faz do governador. Isso porque, caso os supostos crimes cometidos pelo mandatário sejam provados no futuro, Castro pode acabar sendo pintado como alguém que defendeu um condenado pela Justiça.

No curto período como vereador, o vice tinha bom trânsito entre políticos de diferentes visões ideológicas. Entre os projetos apresentados, orgulha-se do que destina 10% da arrecadação das multas de trânsito para pessoas com deficiência.

Convicto de que ele e Witzel não seriam eleitos para o governo, Castro caiu na gargalhada quando o resultado da apuração do pleito de 2018 começou a aparecer na televisão.