Estado do Rio segue com fila de espera para leitos de covid-19
Estado do Rio segue com fila de espera para leitos de covid-19Miguel SCHINCARIOL / AFP
Por O Dia
Rio - A fila de espera por leitos para covid-19 apresentou uma diminuição, mas segue alta no estado do Rio de Janeiro. Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde, são 968 pacientes aguardando por uma vaga. Desses, 671 são para UTI e 297 para enfermaria. A taxa de ocupação de enfermarias é de 81,3% e de UTI, 88,9%. Além disso, nas últimas 24h, o tempo de espera na fila por uma vaga na UTI era de 23h. 
Ainda segundo a pasta, atualmente 14 municípios estão com ocupação máxima de leitos de UTI. 
Publicidade
Até a sexta-feira (1), foram 653.204 casos confirmados e 37.218 óbitos por coronavírus no estado. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 1.290 novos casos e 104 mortes. 
Abertura de leitos
Publicidade
A Secretaria de Estado de Saúde abre a partir deste sábado (3), de forma gradativa, 150 leitos no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. São 60 leitos de UTI e 90 de enfermaria para atender, neste momento, exclusivamente pacientes com covid-19.
Mapa de risco da covid-19
Publicidade
O mapa de risco da covid-19 no Rio de Janeiro mostra que a situação da pandemia se encontra em risco muito alto, na bandeira roxa. As regiões Litorânea, Centro Sul, Médio Paraíba, Metropolitana I e Norte estão classificadas com risco muito alto (bandeira roxa); as regiões Metropolitana II, Serrana, Noroeste e Baía de Ilha Grande estão classificadas com risco alto (bandeira vermelha). A análise compara a semana epidemiológica 11 (de 14 a 20 de março) com a 9 (de 28 de fevereiro a 06 março) de 2021.
Cada bandeira representa um nível de risco: roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
Publicidade
De acordo com o governo, na comparação do período analisado, o Rio de Janeiro apresentou um aumento no número de óbitos (29%) e também de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (26%).
Capital fluminense
Publicidade
Na capital, a ocupação de leitos de enfermagem é de 91% e de UTI é de 93%. Atualmente, são 1.407 pacientes internados e 170 esperam por um leito nas unidades de saúde.
Para conter o avanço da covid-19 no município, a prefeitura do Rio decretou, na manhã de sexta-feira, a prorrogação das medidas restritivas. As regras impostas durante os 10 dias - de 26 de março a 4 de abril - de pausa emergencial continuam até a próxima quinta-feira (8). A decisão foi publicada em Diário Oficial.
Publicidade
Até quinta-feira (8) as medidas seguem iguais, a mudança é que a partir de segunda (5) as escolas da rede municipal e privada estão autorizadas a retornar. O decreto permite que creches e outros estabelecimentos de ensino também retomem às atividades.