Familiares de homens mortos no Jacarezinho no IML para a liberação dos corpos neste sábado
Familiares de homens mortos no Jacarezinho no IML para a liberação dos corpos neste sábadoEstefan Radovicz / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - Quatro corpos dos mortos na operação policial realizada na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, na última quinta-feira (6), foram enterrados neste domingo (9). Outros seis corpos foram enterrados na tarde de sábado (8). A ação terminou com 28 mortos - entre eles, o policial civil André Frias, que foi sepultado na sexta-feira (7). 
Um terço dos mortos pela Polícia Civil na Operação Exceptis não tem processos criminais no site do Tribunal de Justiça do Rio. Um levantamento feito pelo Estadão no portal da Corte na noite de sábado (8) apontou que nenhuma ação penal consta em nome de nove dos 27 mortos na ação.
Publicidade
A Polícia afirma que todos tinham anotações criminais, com base em informações próprias. O Estadão não teve acesso a inquéritos policiais - não foi possível, portanto, checar se algum desses nove homens mortos era investigado por algum crime, mas ainda não fora denunciado à Justiça.
Neste sábado, a corporação divulgou a lista com 27 mortos apontados como criminosos, segundo a Civil, na operação do Jacarezinho. Entre eles estão os principais líderes do tráfico de drogas da comunidade. O traficante Luiz Augusto Oliveira de Farias, conhecido como o Índio do Mandela, está entre os mortos.
Publicidade
Falta de perícia
Um registro de ocorrência sobre a ação na comunidade mostra que 24 dos 27 corpos de suspeitos foram removidos da comunidade sem perícia. No fim deste sábado (8), quatro dos seis homens presos no local falaram em depoimento que foram obrigados a levar corpos de suspeitos mortos para dentro de blindados da Polícia Civil.
Publicidade
Mortes em 10 regiões do Jacarezinho
As mortes decorrentes da operação policial ocorreram em pelo menos 10 diferentes regiões da comunidade. Os dados foram extraídos dos 12 registros de ocorrências feitos pelos agentes. Em apenas um local, foram contabilizados sete óbitos de suspeitos.