Kathlen Romeu morreu após ser atingida por um tiro durante uma operação policial no Complexo do LinsReprodução / Instagram

Por O Dia
Rio - Após o caso da jovem Kathlen Romeu, de 24 anos, que estava grávida e foi morta durante uma operação policial, na Zona Norte do Rio, a Polícia Militar trocou o comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Complexo do Lins, onde aconteceu a tragédia. Nesta sexta-feira, a corporação também informou que os 12 policiais envolvidos na operação foram afastados das ruas. Em nota, a PM informou que a troca de comando das unidades "fazem parte da rotina estratégica". 
Segundo o RJTV, além da UPP do Lins, as unidades da Providência, Andaraí e São João também tiveram o comando trocado. 
Publicidade
"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que as trocas de comando das unidades fazem parte das rotinas estratégicas da Corporação", diz a nota da PM.
Ainda nesta sexta-feira, a avó, mãe, pai e marido de Kathlen estiveram na Delegacia de Homicídios (DH) para prestar depoimento. Agora, um dos principais pontos a serem apurados pela investigação é de onde partiram os tiros que, segundo os familiares, vieram dos PMs. No entanto, a corporação nega a versão. 
Publicidade
"As vidas só importam na zona sul. As operações são diferentes, são menos desastrosas. Tudo que ensinam para a gente, que você tem que estudar, andar com pessoas de bem, se formar, é perdido no meio do caminho", disse a mãe de Kathlen durante participação no 'Encontro'. 
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) também instaurou uma investigação para apurar a conduta dos policiais que participaram da ação. Em nota, o MPRJ ainda afirmou que pediu à Corregedoria da Polícia Militar para instaurar um inquérito interno para investigar o caso.
Publicidade
Kathlen morreu na última terça-feira (8), após ser baleada no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio. Ela chegou a ser socorrida, mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS), não resistiu aos ferimentos, logo após chegar ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, também na Zona Norte. A jovem, que estava grávida de 14 semanas, tinha ido visitar a avó.