Polícia Civil montou uma Força-tarefa para investigar as denúncias de abuso sexual Reprodução TV Globo

Por Anderson Justino
Rio - A Polícia Civil montou uma Força-tarefa para investigar as denúncias de abuso sexual dentro da Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, na Ilha do Governador, unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). Um inquérito foi instaurado e vai ficar sob responsabilidade da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e o Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM).
A Justiça do Rio determinou o afastamento de cinco agentes e do diretor do Degase. Dois agentes são denunciados por manter relações com a adolescentes internas. Duas delas engravidaram dentro da unidade. Um, acabou perdendo a criança após um aborto espontâneo. 
Publicidade
O governador do Rio, Cláudio Castro, determinou a exoneração do diretor e corregedor do órgão. De acordo com o chefe de executivo, as adolescentes e seus familiares estão sendo assistidos pela Secretaria Estadual de Vitimados.  
O Ministério Publico do Rio acompanha o caso através da Coordenadoria Geral de Proteção a Dignidade da Pessoa Humana, Coordenadoria de Direitos Humanos e Coordenadoria de Proteção aos Direitos das Vítimas.
Publicidade
A  juíza Lúcia Mothe Glioche determinou que as menores sejam tranferidas neste sábado para o Centro de Socioeducação Gelso de Carvalho Amaral, também na Ilha do Governador. 
Em nota, Sind-Degase disse que repudia esses abusos e que a conduta de alguns agentes não condiz com a conduta de todos os servidores.