Na foto, Lorenzo Ramos, vacinado no palácio Pedro ErnestoReginaldo Pimenta / Agência O DIA

Rio - Com o número de casos de covid-19 crescendo no Rio por conta da circulação da variante Delta, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou ao O DIA que iniciou um processo para contratar 150 leitos na rede privada. De acordo com a pasta, o procedimento está em análise jurídica e a expectativa é que o chamamento público seja publicado em 15 dias.
Na última sexta-feira, o prefeito Eduardo Paes admitiu que o estado é atualmente o epicentro da pandemia no Brasil. "Nesse momento o lugar com mais casos em crescimento no Brasil é o Rio de Janeiro. Graças a Deus, isso não está se transformando em óbitos, porque temos estrutura e avançamos na vacinação. Mas o epicentro da pandemia nesse momento, em número de casos, é o Rio".
Publicidade
O chamamento público é o primeiro passo de um modelo de contratação feito sem licitação e já usado pelo estado durante a pandemia para expandir o número de leitos.
Na justificativa técnica anexada ao processo, obtida pelo G1, servidores da SES demonstram preocupação com o número de mortes. "Embora se verifique, atualmente, uma queda no número de óbitos, não se pode, nem de longe, comemorar esta diminuição, uma vez que o número de óbitos diários noticiados está estabilizado em um patamar muito alto — mais de 200 mortes por dia".
Publicidade
Plano de contingência
Na sexta, a SES anunciou a abertura de 20 novos leitos como parte de um plano de contingência contra a proliferação do vírus.

Segundo a pasta, o plano foi desenvolvido recentemente e prevê a ativação de níveis de contingência a partir de determinados cenários epidemiológicos, e abertura dos 20 novos leitos foi feita com base neste planejamento.

Ainda segundo nota enviada pela SES, o pedido feito no documento faz parte das medidas a serem aplicadas de forma preventiva. A iniciativa prevê ainda um chamamento público para contratação de leitos de CTI e a desmobilização do Hospital Regional do Médio Paraíba Dra Zilda Arns Neumann (HRZA), que estava sendo transformado para atender paciente não covid. A unidade voltará ao atendimento de covid-19.

A pasta ressaltou que as medidas são preventivas e acontecem em virtude da identificação de um aumento classificado pela secretaria como "pequeno" de casos na última semana. 
Publicidade
"Recebemos novos resultados de sequenciamento genômico do Laboratórios LNCC e UFRJ/LVM, que se somam aos demais resultados, demonstrando que a variante delta foi identificada em 56,6% das amostras colhidas no último mês. Evite se expor desnecessariamente, e use máscara", escreveu Soranz em seu perfil no Twitter.
Publicidade
Internações
Também no domingo, o secretário também disse que as internações subiram 10% no Rio e podem aumentar mais, na capital fluminense. De acordo com ele, a variante Delta "tem contaminado famílias inteiras no Rio". As declarações foram dadas em entrevista à Globo News.
Publicidade
Soranz disse que pacientes curados continuam internados em unidades de saúde, em função das sequelas causadas pela covid-19. O número de internações pode crescer mais, segundo informou Soranz. Por isso, o secretário reforçou que as medidas sanitárias devem ser respeitadas, como evitar aglomerações, distanciamento social e uso de máscaras.
"O número de pessoas internadas vem subindo, cresceu 10% nos últimos dias. A gente teve que reabrir novos leitos que tinham sido fechados. A gente tem 180 pacientes que tiveram Covid e se mantêm internados. A gente tem uma taxa de ocupação relativamente alta nesse momento. Pode ser que a gente tenha um aumento ainda maior", afirmou o secretário à Globo News.