Apresentação do Boletim Epidemiológico do dia 20 de agosto, no Centro de Operações Rio, na Cidade NovaMARCOS PORTO/AGÊNCIA O DIA

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde descarta a possibilidade da volta do público nos estádios do Rio, pelo menos por enquanto. Para o secretário Daniel Soranz, é necessário "o mínimo de empatia" aos que pensam na volta da torcida, já que o Rio vive o pico do número de casos de covid-19 desde o início do ano, por conta da variante Delta. 
O Flamengo enfrenta o Barcelona (EQU) daqui a um mês, pela semifinal da Copa Libertadores, competição na qual os times já têm disputado jogos com torcidas. Nas fases anteriores, nas quartas e oitavas, o Rubro-Negro jogou com público, mas em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. "As pessoas têm que ter o mínimo de empatia. A gente vive um momento de aumento de número de casos, estamos em pleno inverno, as medidas restritivas foram renovadas. Essa é uma discussão que mostra que as pessoas não estão entendendo o momento que a gente vive", criticou o secretário.
Publicidade
"Está descartada qualquer possibilidade de reabertura de estádio. Mas é óbvio que queremos olhar para o futuro, óbvio que temos um plano de retomada. Todos querem retomar, inclusive a própria prefeitura. só que ainda não é o momento. Estamos em pleno inverno, nosso plano de retomada é para a frente. Esperamos que a gente possa ter um cenário epidemiológico melhor, mas nesse momento não é possível", completou.
Publicidade
 'Podemos voltar a tomar medidas mais restritivas', diz prefeito do Rio
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que poderá voltar a tomar medidas mais restritivas, caso o número de casos graves de covid-19 e de óbitos aumente. A cidade vive o maior pico de casos da doença desde o início do ano, em decorrência da variante Delta, que segundo estudos é mais transmissível.
Publicidade
"Havendo aumento de agravamentos, podemos voltar tomar novas medidas restritivas", afirmou Paes. "Se tivermos aumento de casos se agravando, nossa decisão vai ser restringir. Pedi que a secretaria de Saúde me informe diariamente. Antes, estava sendo informado uma, duas vezes por semana. Se for necessário, a gente aumenta as restrições".
Cidade do Rio prorroga medidas restritivas até 30 de agosto
Publicidade
A cidade do Rio prorrogou por mais dez dias as medidas restritivas que já estão em vigor. O funcionamento de boates, danceterias e salões de festas seguem suspensos, assim como festas que precisem de autorização transitória. Na semana passada, o prefeito Eduardo Paes afirmou que o plano de flexibilização de eventos, programado para começar em 2 de setembro, está em 'stand by'.
Nas academias de ginástica, piscinas e circuitos funcionais estão permitidas as aulas em grupos, com ocupação do ambiente limitada a uma pessoa a cada 4 metros; bares, lanchonetes e restaurantes devem manter o consumo para clientes sentados e respeitar o espaçamento de 1,5 metro por pessoa.