Furto de cabos causou suspensão no ramal JaperiReginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Os trens do ramal Japeri circularam com intervalos irregulares na manhã desta quarta-feira (1º). O atraso aconteceu por conta de furto de cabos, o que atrapalha a operação. Além disso, a SuperVia informou que não houve as partidas especiais com origem e destino final em Nova Iguaçu. Este é o terceiro dia consecutivo de problemas nos trens. A operação foi normalizada por volta das 9h. Na tarde de terça-feira, o ramal Japeri e a extensão Paracambi foram interrompidas por cerca de três horas.
"Os trens desse ramal operam com intervalos ampliados para 20 minutos devido à necessidade de aumento da distância entre os trens por medida de segurança, já que o controle das composições está sendo feito via rádio e não de forma automática, ou seja, os maquinistas aguardam ordem de circulação", informou a concessionária. 
Os passageiros estão sendo informados por meio do áudio dos trens e das estações. Em nota, a concessionária lamentou "que ocorrências como essa causem riscos à operação dos trens e transtornos aos seus milhares de clientes". 
Desde segunda-feira, a circulação dos trens já foi atrasada ou interrompida cinco vezes, em decorrência dos furtos de cabos. Na manhã desta terça, os trens da SuperVia do ramal de Japeri circularam com atrasos. A operação foi normalizada por volta das 7h. Na segunda-feira, 30, as operações no Japeri foram suspensas por cerca de três horas após terem furtado os cabos. No mesmo dia, pela manhã, os ramais Japeri e Belford Roxo já haviam circulado com intervalos alterados em função de outros casos de furtos de cabos.