"A vacina é o único meio de tentar salvar vidas", incentivou a publicitáriaCléber Mendes

Rio - Após a aplicação da segunda dose da CoronaVac ser suspensa, na última quinta-feira (2), por conta do atraso na entrega do Ministério da Saúde, a prefeitura do Rio anunciou a retomada da vacinação neste sábado (4). Os Centros Municipais de saúde e Clínicas da Família também realizam repescagem para pessoas a partir dos 30 anos, além de oferecerem a segunda dose também de outros imunizantes. Apesar da retomada da aplicação neste sábado, o calendário para os adolescentes continua suspenso. 
Hoje, os postos funcionam até as 17h e também vão vacinar grávidas, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência que ainda não se vacinaram. O casal Raphael Cecílio, de 33 anos, e Érica Cristina do Carmo, de 35, procuraram a Policlínica José Paranhos Fontenelle, em Olaria, na Zona Norte do Rio, em busca da primeira dose do imunizante contra a covid-19. O atendente conta que quando o calendário de vacinação contemplou a faixa etária dele e da esposa, eles contraíram a doença e precisaram esperar um mês para receberem a primeira dose.

"A sensação de tomar a vacina hoje é de não querer pegar essa doença de novo. Ficamos muito doentes. Ela (Érica) pegou primeiro e eu logo em seguida. Hoje faz exatamente 31 dias que pegamos e calhou de ter a repescagem. É muito importante tomar a vacina para não pegar a doença de novo", disse Raphael.

A publicitária Bárbara Moura, de 25 anos, aproveitou o sábado ensolarado de feriado prolongado para tomar a segunda dose da AstraZeneca. Ela relata que, por conta das constantes paralisações no calendário de vacinação e da aplicação da segunda dose, teve medo de não encontrar o imunizante para completar seu esquema vacinal, mas conseguiu se vacinar, também na Policlínica José Paranhos Fontenelle.

"Fiquei com medo de não conseguir tomar a segunda dose. Hoje mesmo, não sabia se tinha. Mas, fui tentar a sorte e graças a Deus, consegui. Fiquei muito feliz, com um ar de esperança de que dias melhores estão por vir. Não vejo a hora de tudo voltar ao normal", declarou a publicitária.

Com o anúncio feito pela prefeitura sobre o "passaporte da vacina", que determina que a população deverá mostrar o comprovante de vacinação para acessar determinados ambientes fechados, o número de cariocas que estava com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada caiu em em 40%. A publicitária contou também que todos os seus familiares já estão com o esquema vacinal completo e aproveitou para alertar quem ainda não se imunizou.
"Gente, a vacina é o único meio de tentar salvar vidas. Vacinem-se para que a gente não perca ainda mais pessoas para a doença, para que a gente consiga parar essa doença", incentivou Bárbara.