Aeronaves da Polícia Militar sobrevoam comunidades da Zona Oeste na manhã deste sábadoReprodução

Rio - A Polícia Militar utiliza aeronaves para sobrevoar comunidades da Zona Oeste do Rio na manhã deste sábado. De acordo com a PM, o objetivo da ação é monitorar a situação na Vila Aliança e em Senador Camará, em Bangu, além de Campo Grande e Santa Cruz. Agentes do Comando de Operações Especiais (COE) continuam intensificando o policiamento na região. 
A rede Onde Tem Tiroteio (OTT-RJ) informou que tiros foram ouvidos na manhã deste sábado nas proximidades da estação de trem em Senador Camará. A assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que, neste sábado (18/09), policiais militares do BPChoque, durante ocupação na Vila Aliança, tiveram atenção voltada para dois homens nas proximidades da estação de trem de Senador Camará, que ao perceberem a aproximação policial, demonstram excessivo nervosismo.
"A equipe realizou uma abordagem, e encontrou uma pistola e uma granada com um dos suspeitos, e com o outro foi encontrado material entorpecente ainda a ser contabilizado." O caso foi registrado na 35ª DP.
Aeronaves da @PMERJ sobrevoam comunidades da Zona Oeste neste sábado, visando monitorar a situação na Vila Aliança e Senador Camará, em Bangu, além de Campo Grande e Santa Cruz.
Por terra, equipes do #COE continuam intensificando o policiamento na região. pic.twitter.com/cclZ6WkB7R


A população da Zona Oeste enfrentou, na quinta e na sexta-feira, dias de terror. Na manhã de quinta-feira, pelo menos sete vans foram incendiadas em Campo Grande, Santa Cruz e Paciência em meio a uma guerra entre milicianos que disputam o controle da região. Ao menos dois homens, que seriam milicianos, foram mortos por rivais. Por conta dos ataques, motoristas de vans retiraram seus veículos de circulação. Ônibus que circulavam na região também tiveram linhas afetadas ou interrompidas momentaneamente.
A Zona Oeste passou a ser dividida por dois grupos paramilitares após a morte de Wellington da Silva Braga, 34 anos, o Ecko. As forças de segurança do Estado apontaram o irmão de Ecko, Luís Antônio da Silva Braga, conhecido como Zinho, como seu sucessor, mas um antigo aliado, Danilo Dias, o Tandera, decidiu retomar alguns pontos de atuação da milícia.
Na sexta-feira, criminosos atearam fogo em pneus no viaduto de Bangu, formando uma barricada. Segundo a PM, os pneus em chamas obstruíram os acessos à via. A situação foi controlada pelos agentes e o viaduto liberado para o trânsito. A PM informou que reforçou o patrulhamento no entorno das comunidades de Bangu após a ação dos criminosos ligados ao tráfico de drogas de Bangu e Senador Camará. Além do viaduto de Bangu, outras vias do bairro foram fechadas pelos criminosos, que seguem ateando fogo em barricadas.
Um caminhão da Comlurb também foi atacado a tiros por traficantes na Vila Aliança, em Bangu, na manhã de sexta-feira. Segundo a companhia, os profissionais tinham acabado de iniciar a coleta, quando foram atacados por criminosos. Os bandidos teriam disparado pelo menos quatro vezes, com duas armas de calibres diferentes contra o para-brisa do veículo. Ninguém se feriu.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, os funcionários que estavam no caminhão relataram os momentos de terror. "Eles deram para matar. Não foi para assustar. Pela altura dos tiros, eles queriam acertar para matar. Por sorte não vazou o painel", disseram os funcionários, em vídeo compartilhado nas redes sociais. Devido ao risco, a Comlurb informou que suspendeu as atividades de coleta de lixo na localidade de Vila Aliança. "Sempre quando encontra situações de conflito ou violência que possam expor os funcionários a riscos, a Companhia suspende temporariamente os serviços e providencia o retorno dos garis à base ou a um lugar seguro", explicou, em nota.
Por causa dos confrontos de sexta, moradores de Bangu relataram nas redes sociais que ouviram muitos tiros na região. "Moradores relatam tiros a todo instante. Pedimos aos moradores que evitem as ruas", alertou a página "Bangu ao Vivo" nas redes sociais. De acordo com a polícia, a Vila Aliança é dominada pelo tráfico, porém sofre influência das ações de milicianos. Na manhã de quinta-feira, uma megaoperação da PM na Vila Aliança e em Senador Camará havia retirado barricadas colocadas por criminosos para dificultar a circulação de veículos e apreendeu grande quantidade de drogas.