Cadu Barcellos é um dos criadores da ONG Maré Vive e atuava como assistente de direção do Greg NewsArquivo pessoal

Rio - A morte do cineasta Cadu Barcellos completou um ano nesta quarta-feira (11) e a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) ainda não concluiu o inquérito que investiga o crime. Barcellos tinha 34 anos e voltava da Pedra do Sal, no Santo Cristo, quando foi vítima de um ataque a facadas, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, na madrugada do dia 11 de novembro de 2020.
Uma das linhas de investigação é a possibilidade de latrocínio, já que o cineasta foi encontrado ferido e sem seus pertences, como carteira e dinheiro. A DHC chegou a ouvir pessoas que estiveram próximas a Cadu antes do crime e os agentes percorreram as proximidades do local onde ele foi encontrado, para conseguir imagens de câmeras de segurança.
Em nota, a Polícia Civil afirmou que analisa câmeras de um ônibus que teria imagens de um dos suspeitos que utilizou o Riocard roubado da vítima. As investigações do caso continuam e os resultados desta análise de imagens vão determinar novas diligências. O Disque Denúncia também divulgou cartaz pedindo informações que ajudassem a delegacia a identificar os autores do crime.
Disque Denuncia pede informações para ajudar na identificação dos assassinos de Cadu Barcellos - Divulgação
Disque Denuncia pede informações para ajudar na identificação dos assassinos de Cadu BarcellosDivulgação


Cadu Barcellos foi um dos responsáveis pela criação da ONG Maré Vive, na comunidade em que viveu, onde além de promover cursos de internet e audiovisual, participou do corpo de dança dirigido pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Ele era também produtor cultural e atuava no programa Greg News, produzido pelo Porta dos Fundos, como assistente de produção.

O cineasta também dirigiu o episódio "Deixa voar" do longa "Cinco Vezes Favela - Agora por nós mesmos", de 2010, produzido por Cacá Diegues e Renata Almeida Magalhães e Barcellos, assinou a direção da série "Mais X favela", lançado em 2011 no canal Multishow e foi também um dos integrantes da equipe que produziu o documentário "5x Pacificação", de 2012.

Cadu Barcellos deixou esposa e um filho, na época, com dois anos. Para ajudar a companheira do cineasta com os gastos com a escolaridade do filho do casal, Bernardo, amigos criaram uma 'vaquinha' virtual. A meta, atualmente, é levantar R$250 mil. Até o momento a arrecadação contou com 983 apoios e já conseguiu R$221.635 mil. Na ocasião, famosos lamentaram sua morte nas redes sociais.
"Cadu era um jovem talentoso, inteligente, de sorriso franco", lamentou a jornalista Flávia Oliveira. "Sempre rindo, pronto pra dançar e fazer piada. Muito talentoso e criativo", comentou a jornalista Cecília Oliveira. "Uma das melhores pessoas que eu já conheci na vida", disse Gregório Duvivier. "Um talento puro e um sorriso encarnado. Um tesouro da Maré", descreveu o editor-chefe do "Greg News", Bruno Torturra.