Policia - Operaçao Policia Militar na comunidade Santa maria, na Taquara, zona oeste do Rio. Escola e posto de saude fechados na regiao.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - A Polícia Militar realizou uma operação na comunidade Santa Maria, na Taquara, na Zona Oeste, na manhã desta segunda-feira (16). Por conta disso, escolas municipais e o centro de saúde da foram fechados. No último final de semana, policiais militares realizaram duas outras ações na região que deixaram dois mortos e um agente ferido.

Parte do comércio também teve o funcionamento interrompido e o clima estava tenso na comunidade. Dois veículos blindados intensificaram o policiamento, enquanto agentes foram vistos em uma região de mata, buscando por criminosos. Até o momento, não houve trocas de tiros, prisões e apreensões. A comunidade de Santa Maria seria dominada pela milícia que atua na Taquara.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio), a unidade de atendimento de Santa Maria acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de usuários e profissionais, interrompeu o funcionamento na nesta manhã.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que em razão de operações policiais na região, duas unidades estão fechadas, prestando atendimento remoto, para garantir a segurança das crianças e funcionários. A SME também ressaltou que a ação visa reduzir riscos às crianças e funcionários, e sempre que há uma situação de risco, a Secretaria Municipal de Educação aciona os protocolos do Acesso Mais Seguro.
De acordo com a Polícia Militar, agentes do 18ºBPM (Jacarepaguá) reforçam o policiamento na região de Santa Maria na manhã desta segunda.
Durante o domingo (15), um policial militar, que não teve a identidade divulgada, atingido por disparo de arma de fogo em uma das vias de acesso à comunidade. O agente foi levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, onde passou por cirurgia e permanece internado. Ele tem o quadro de saúde estável.
Carro em que corpos foram encontrado era dirigido por policial

A Corregedoria da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) está investigando o caso envolvendo a morte de dois homens encontrados em carro dirigido por policial penal, neste sábado (14), em Santa Maria. As vítimas seriam genro e cunhado do agente penal. Elas teriam sido mortas por traficantes que dominam a comunidade, após terem sido confundidos com milicianos.

Segundo relato do policial penal à policiais civis, ele e os dois homens mortos foram abordados pelos criminosos, que encontraram sua arma, distintivo e colete balístico durante a abordagem e presumiram que um dos três seria miliciano. Os dois foram mortos e o agente alega ter sido obrigado a tirar os corpos da comunidade. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).

Homem encontrado morto é enterrado nesta segunda

Cristiano da Silva, de 44 anos, encontrado morto na comunidade junto com outro homem, ainda não identificado, será enterrado no cemitério do Sase, em Itaguaí, na Região Metropolitana, nesta segunda-feira.

Segundo familiares, ele trabalhava como segurança e visitava a irmã, que é moradora do local, quando foi morto. Os homens teriam sido confundidos por traficantes como membros da milícia que comandava a região, mas família nega o envolvimento.

"Ele nunca teve envolvimento com milícia. Zero chances. Ele, na verdade, estava lá para visitar uma irmã que mora na comunidade. Estava lá desde a última quarta-feira à noite", contou um familiar de Cristiano, que preferiu não se identificar, no dia do ocorrido.