Vinícius Hayden Witeze prestou depoimento por cerca de três horasSandro Vox/Agência O Dia

Rio - Dois ex-assessores do vereador Gabriel Monteiro prestam depoimento, nesta quarta-feira (25), como testemunhas de acusação do processo contra o parlamentar por quebra de decoro, estupro, assédio sexual e por forjar vídeos para a internet. Vinícius Hayden Witeze e Heitor Monteiro de Nazaré Neto são ouvidos pelo Conselho de Ética da Câmara Municipal de Vereadores do Rio.


As oitivas começaram por volta das 10h30, com o depoimento de Vinícius. O ex-funcionário acusa Monteiro de usar suas horas de trabalho para planejar gravações de situações forjadas. Por mais de três horas, ele falou aos membros do Conselho de Ética sobre as atividades do parlamentar. Apesar de ter ido à Câmara, Gabriel não pôde acompanhar a audiência. Por volta das 14h, os vereadores fizeram uma pausa. O processo na Câmara pode levar à cassação do mandato do vereador.
No dia 31, mais duas testemunhas de acusação vão prestar depoimentos. Já no dia 1º de junho, acontece a oitiva de uma testemunha de defesa e outra de acusação. Nos próximos dias 2 e 7, outras seis testemunhas indicadas pela defesa prestarão depoimentos, sendo três em cada dia. A fase de colheita de provas testemunhais será finalizada no dia 9 do mesmo mês, quando será ouvida a última testemunha arrolada por Gabriel Monteiro.

'Ato de truculência', diz Conselho de Farmácia sobre vistoria de Gabriel Monteiro

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio (CRJ/RJ) divulgou uma nota de repúdio ao que chamou de "ato de truculência e possíveis abusos" cometidos pelo vereador Gabriel Monteiro (PL), durante uma vistoria realizada nesta terça-feira (24), no Centro Municipal de Saúde (CMS) Dr. Maia Bittencourt, no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. O parlamentar e uma farmacêutica se envolveram em uma discussão depois que ele teria invadido a farmácia da unidade de saúde e mexido em medicamentos.

O vereador afirmou que realizou a fiscalização para atender a denúncias de mães que relataram estar recebendo medicamentos vencidos na unidade de saúde. O parlamentar também relatou que, ao chegar ao posto, não havia nenhum médico para atender a pediatria e que o único disponível, que estava no setor de covid-19, foi deslocado para atender às mães que estavam aguardando. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a visita não foi informada..