Vereador Gabriel Monteiro é investigado pelo Conselho de Ética da Câmara do RioSandro Vox / Agência O Dia

Rio - A defesa de Gabriel Monteiro (PL) desistiu de ouvir o depoimento do empresário Rafael Sorrilha em sessão do Conselho de Ética da Câmara do Rio. Sorrilha, acusado pelo vereador de integrar a "máfia dos reboques" e tentar forjar provas contra ele, prestaria depoimento a pedido da defesa de Monteiro, na terça-feira (7), no processo por quebra de decoro parlamentar. Agora, os advogados do investigado pedem que no lugar do empresário, o Conselho ouça o depoimento do delegado Luis Armond, titular da 42ª DP (Recreio). Ele é o responsável pela investigação sobre o vazamento de um vídeo íntimo do vereador com uma adolescente de 15 anos.
"A defesa peticionou o pedido de substituição da testemunha. Pediram para trocar o empresário pelo delegado que investiga o caso. Vamos manter a reunião do conselho para deliberar", informou o vereador Luiz Ramos Filho (PMN), que integra o Conselho. De acordo com assessoria do vereador Chico Alencar, relator do processo contra Gabriel, o delegado vai prestar depoimento na quarta-feira (8), sem hora definida ainda.
Depoimentos podem levar cassação de mandato
Já prestaram depoimento quatro testemunhas de acusação, sendo eles os ex-assessores Heitor Monteiro de Nazaré Neto e Vinícius Hayden Witeze, e os ex-funcionários Luiza Batista e Mateus Souza de Oliveira. No dia 28 de maio, Witeze morreu em um acidente na rodovia RJ-130, que liga Teresópolis a Nova Friburgo, na Região Serrana. Um dia antes de morrer, ele pediu um segurança à vereadora Teresa Bergher, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Na sexta-feira (3), prestaram depoimento outras duas testemunhas de defesa, o ex-assessor Fábio Félix Ferreira e Natachi Mendonça da Silva, mãe de uma menor de idade que aparece em um dos vídeos do ex-PM.
A análise do Conselho, após os depoimentos, pode terminar na cassação de Monteiro.