Criminosos explodiram agência da Caixa Econômica Federal na Estrada do Tindiba, na TaquaraPedro Ivo/Agência O Dia

Rio - Moradores da Taquara, na Zona Oeste do Rio, viveram uma madruga de terror, nesta sexta-feira (2), depois que criminosos explodiram duas agências bancárias, uma da Caixa Econômica Federal, na Estrada do Tindiba, e outra do Santander, na Avenida Geremário Dantas. Segundo relatos nas redes sociais, os ataques aconteceram na Praça Jauru, por volta das 3h40, e foram seguidos por um intenso confronto. Ainda não se sabe se os bandidos conseguiram levar alguma quantia. 
A agência da Caixa ficou completamente destruída com a explosão. Policiais militares foram acionados para o local após o ataque e trocaram tiros com os assaltantes. Segundo moradores, os criminosos chegaram a usar os veículos que estavam na via como escudo e atravessaram um caminhão na rua para dificultar o acesso dos PMs. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o intenso tiroteio. Confira. 
Durante toda a madrugada, moradores da região relataram os momentos de tensão em suas redes socias. "Tiros demais na Taquara. Acordei apavorada", comentou uma mulher. "Meu prédio tremeu com essa granada que jogaram na Taquara", descreveu um usuário. "Estou horrorizada, pois moro aqui na (Estrada do) Pau Ferro e na madrugada consegui ouvir os tiros, bombas", lamentou uma internauta. 
"A nossa janela deu um solavanco e a gente não sabia o que era. Automaticamente, o meu marido falou que era uma bomba. A gente ficou quieto esperando e nisso, tiveram mais duas bombas, estremecendo  tudo. Depois começaram os tiroteios e a gente se jogou no chão do quarto, porque meu quarto, a janela é para o lado da pista. Foi muito tiro. Não tinha como levantar. Eu chorava, eu tremia e falava para o meu marido: 'eu não quero morar mais aqui'", contou a dona de casa Alexandra Oliveira Paiva, de 52 anos. 
Moradora da Taquara há dez anos, Alexandra se queixou da violência que tem se tornado frequente no bairro. A dona de casa teme a insegurança na região, já que ela e os parentes não pretendem se mudar, porque moram em uma casa que é herança de família. Além disso, seu marido é dono de um comércio na Rua Mananciais e nas proximidades da comunidade do Jordão. 
"Aqui era um lugar muito calmo. Tem sido muito ruim. Meu marido acorda 4h30 da manhã e nesse horário, ele iria estar saindo, mas hoje ele pôde sair um pouco mais tarde. A violência aqui aumentou muito, ao ponto de estarem saqueando os números da nossa residência, tudo quanto é tipo de ferro, alumínio. A Praça Jauru virou um centro de viciados. De noite fica lotado ali. Aquela paz que a gente tinha aqui, hoje em dia está muito complicado", desabafou. 
De acordo com a Polícia Militar, o confronto aconteceu quando policiais do 18º BPM (Jacarepaguá) estavam em patrulhamento e foram alertados sobre disparos de arma de fogo na região da Taquara. Ao chegarem à Estrada do Tindiba, as equipes encontraram carros tentando bloquear a via e criminosos que atiraram, dando início a troca de tiros. 
Ainda segundo a PM, durante um cerco na área, os militares apreenderam R$ 450 em espécie, além de um saco contendo pregos perfurantes em forma de cruz do tipo "miguelito". O objeto geralmente é utilizado para furar pneus de veículos. Não houve prisões e não há informações sobre feridos no ataque ou no confronto. A perícia foi acionada. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal, que está a caminho para realizar as primeiras diligências e acionou o Esquadrão Antibombas da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). 
Na manhã de hoje, um policial da Core inspecionava a agência da Caixa e uma das bombas que estava no local explodiu, sem ser detonada. O agente foi resgatado de dentro do estabelecimento e precisou ser carregado pela equipe que atua na ação. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 9h41 para prestar os primeiros atendimentos e o quartel de Jacarepaguá levou a vítima para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. 
Os bancos
Em nota, a Caixa Econômica Federal afirmou que "coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes" e que aguarda liberação da perícia para avaliar o prazo de reabertura da agência. A nota diz ainda que os clientes que necessitam de atendimento presencial podem procurar as unidades do banco e lotéricas próximas à Agência Praça Jauru. Confira a relação abaixo. Não foi informado se alguma quantia foi levada. Procurado, o Santander confirmou a tentativa de furto na agência localizada na Praça Jauru, nº 23. O banco não esclareceu se algum montante foi roubado e disse que "está colaborando com as investigações policiais".
Serviço
Agências e Lotéricas
Agência Jacarepaguá: Rua Apiacas, 200, Taquara;

Agência Tindiba: Estrada Tindiba, 1645, Pechincha;

Lotérica Só Sorte: Praça Jauru, loja A, Taquara;

Lotérica Rio Grande da Sorte: Estrada do Rio Grande, 4250, Loja A, Taquara;
Lotérica Apiacas: Rua Apiacas, 388, Taquara. 
Outros canais
Central de Atendimento para capitais e Região Metropolitana: 4004-0104;
Central de Atendimento para demais regiões: 0800 104 0104;
WhatsApp: 0800 104 0104;
Aplicativos: www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos.

Agências são alvos de criminosos na Região Metropolitana 
Nos últimos três meses, quatro agências foram alvos de ataques criminosos. O caso mais recente aconteceu no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, no último dia 18. Na ocasião, os criminosos explodiram um banco Santander na Avenida Doutor Arruda Negreiros, no Centro da cidade, e conseguiram fugir antes da chegada dos policiais. O estabelecimento ficou totalmente destruído.
Em 3 de agosto, bandidos chegaram a trocar tiros com policiais militares depois de explodirem uma agência da Caixa Econômica, na Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. À época, a principal via do bairro chegou a ser fechada pelos criminosos. O banco fica em frente ao Hospital Universitário Pedro Ernesto e foi invadido depois que os assaltantes usaram marretas para quebrar os vidros. 
A Caixa Econômica já havia sido alvo dos criminosos há pouco mais de um mês antes, em 1º julho, dessa vez em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Os ladrões deixaram os caixas eletrônicos intactos, mas detonaram bombas na parte interna do banco, onde fica o cofre. No ataque, que aconteceu na Rua Comandante Ary Parreiras, no bairro Paraíso, os assaltantes chegaram a roubar um carro de aplicativo e fazer disparos para bloquear a via, mas não conseguiram levar nenhuma quantia. 
Na mesma região, em 9 de junho, bandidos roubaram todo dinheiro do cofre depois de explodirem uma agência do Santander, na Ilha da Conceição, em Niterói, e fugiram de barco pela Baía de Guanabara. O ataque ocorreu no Largo do Sol com a Rua Mário Neves, onde os criminosos e policiais militares trocaram tiros. O local chegou a ser bloqueada pelos assaltantes com um caminhão baú. Apesar dos caixa eletrônicos não terem sido afetados, os vidros da fachada e parte do interior do estabelecimento foram destruídos.