Igor de Oliveira Rodrigues Dias, 33 anos, caiu de uma pedra na praia da Joatinga, após tentar fazer uma "selfie"Foto: Reprodução/Redes Sociais

Rio – O corpo de Igor de Oliveira Rodrigues Dias, de 33 anos, foi enterrado neste sábado (12), no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio. O jovem morreu nesta quinta-feira (10) após cair de uma pedra na Praia da Joatinga, na Zona Oeste do Rio.
O analista de logística havia subido em uma pedra de 12 metros de altura na para tirar uma foto de si mesmo, método conhecido como "selfie". 
Luiza Rodrigues, mãe de Igor, contou ao DIA que seu filho sempre foi amado e amigo de todos. Ela ainda relatou que amigos do jardim de infância, do ensino médio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de empresas em que Igor trabalhou e até mesmo da empresa em que ele iria começar a trabalhar em novembro compareceram ao velório para darem o seu último adeus.
"Meu filho sempre foi amado e amigo de todos. A dor é imensurável, mas o aconchego e o carinho que recebi ontem me deram a certeza de que o filho que criei se tornou um homem muito especial e deixou um lindo legado de amor para todos que o conheceram", disse emocionada.
Como ocorrências como essa têm crescido nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (Cbmerj) lançou a campanha "Vale arriscar a sua vida por uma selfie?" para alertar a população e reduzir os acidentes causados por selfies.
Segundo a corporação, o Corpo de Bombeiros se baseou em números de uma fundação espanhola que analisa dados epidemiológicos, como frequência do desastre, para criar a campanha.
"As mortes de pessoas que tentam fazer fotos em locais turísticos e ganhar likes vêm aumentando nos últimos anos. O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial desse tipo de acidente, uma posição preocupante. Segundo uma importante fundação europeia, em todo mundo, cerca de 400 pessoas já morreram tentando fazer selfies nos últimos 14 anos. No Rio de Janeiro, por conta das belezas naturais, os locais mais comuns desse acidente são cachoeiras, costões e pedras, onde as pessoas sofrem quedas de grandes alturas e afogamentos", disse o major Fábio Contreiras, porta-voz do Cbmerj.
"Evite frequentar esses lugares, principalmente à noite, em dias de chuva e durante ressacas do mar. Outra recomendação é não fazer selfie enquanto dirige. Isso pode gerar um grave acidente", complementou. "Muita atenção, não arrisque a sua vida por likes", finalizou Fábio. 
Na campanha publicada nas redes sociais, a corporação afirma que "na era das redes sociais, as pessoas tentam fazer de tudo para atrair curtidas, comentários e compartilhamentos. Na busca desenfreada por engajamento, acabam se colocando em risco. A dica dos Bombeiros é de preservar a vida sempre. Evite selfies em lugares perigosos. Não arrisque a sua vida por likes. Proteja-se".

O acidente
De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada às 17h para verificar a queda de um homem na Praia da Joatinga. Devido à dificuldade de acesso ao costão, foi necessário deslocar um helicóptero para auxiliar no resgate, mas os militares encontraram o engenheiro já sem vida.

Segundo Luiza Rodrigues, de 60 anos, mãe de Igor, o filho havia resolvido fazer um piquenique no local para comemorar a assinatura de um contrato. "De manhã ele tinha fechado um contrato com uma empresa em que ele queria trabalhar, na área dele. Então, ele saiu com uma amiga para fazer uma pequena comemoração na praia", disse.

Ela ainda chegou a fazer contato com Igor momentos antes do acidente. "Eu falei com ele, perguntei onde ele estava. Ele respondeu que estava na praia. Mas eu não sei porque ele resolveu subir naquela pedra tão alta", contou.

De acordo com ela, seu filho morreu por uma fatalidade e não estava praticando rapel. Nas redes sociais, o engenheiro costumava postar fotos de viagens meio à natureza e em locais altos, com paisagens ao fundo.

Luiza lamentou a perda de Igor por conta de uma "selfie". "A tecnologia veio para caminhar com a gente, mas não é para perder a responsabilidade, se achar um super-homem. Ele era filho único, estudado, tinha uma vida inteira pela frente", desabafou.