Policiamento reforçado nos acessos do Morro do Juramento, em Vicente de Carvarlho, Zona Norte, após operação que deixou ao menos seis mortosMarcos Porto/Agência O DIA
De acordo com a corporação, no fim da tarde desta quinta (1º), quando as equipes do 41ºBPM (Irajá) saíam de uma operação no Juramento, criminosos do Juramentinho, que se deslocavam para tentar ocupar a comunidade que havia sido alvo da operação, atacaram os policiais e houve confronto. Três suspeitos foram atingidos e socorridos ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, onde não resistiram aos ferimentos. Um suspeito ferido está custodiado no Hospital Estadual Getúlio Vargas. Outros dois suspeitos também foram atingidos e não resistiram ainda na região da ação. Sete fuzis foram apreendidos com o grupo.
De acordo com relatos de moradores nas redes sociais, traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) que estavam no Morro do Juramentinho tentaram invadir a comunidade do Juramento, que é dominada pelo grupo rival, o Comando Vermelho (CV).
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram ainda traficantes tentando fugir das comunidades e sendo atingidos. Dois deles aparecem caídos em cima de uma passarela, outro no chão e mais dois são flagrados sendo carregados até uma viatura da PM. Além disso, em outra filmagem feita por um morador, suspeitos armados com fuzis correm pela calçada da Avenida Pastor Martin Luther King, em frente à estação de metrô Thomaz Coelho, em meio a sons de disparos de armamento pesado.
Durante tiroteio em Thomaz Coelho, imagens mostram criminosos armados correndo em calçada.#ODia
— Jornal O Dia (@jornalodia) December 1, 2022
Créditos: WhatsApp O DIA pic.twitter.com/8R22BQSBjz
Intenso tiroteio entre policiais e criminosos deixa mortos em Thomaz Coelho, na Zona Norte#ODia
— Jornal O Dia (@jornalodia) December 1, 2022
Créditos: WhatsApp O DIA. pic.twitter.com/2BlxpXwcpk
Nas redes sociais, moradores também relataram medo e tensão após a guerra na região. Além disso, durante a manhã desta sexta (2) viaturas e caveirões estão nos acessos a comunidade.
morro do juramento debaixo de caos, pessoas feridas e mortas, moradores correndo risco... a violência afundada no Rio de Janeiro, cenas horríveis de se ver
— biah (@biahsantiago7) December 1, 2022
Amanhã tem jogo da seleção e os moradores do Morro do Juramento e Juramentinho estarão juntando os cacos e os prejuízos de mais uma guerra de facção sobre a conivência do estado.
— Nega Rê (@RenataTrajano1) December 1, 2022
Favelado não tem nenhum dia de paz.
Mais tarde, por volta das 7h, um novo confronto aconteceu, desta vez na Rua Tupiniquins, local apontado pelo setor de inteligência do 41º BPM como reduto de criminosos. Ao chegar no local, os policiais encontraram uma residência com suspeitos armados. De acordo com a PM, o grupo atirou contra os policiais, que revidaram.
A operação terminou com protesto de moradores que colocaram fogo em objetos no meio da rua. Um vídeo mostra, inclusive, equipes policiais apagando fogo e retirando os materiais da via.
Policiais controlam protesto no Morro do Juramento; quatro suspeitos já morreram em operação no local. #Operação #RioDeJaneiro #ODia pic.twitter.com/68XtPcbSOR
— Jornal O Dia (@jornalodia) November 25, 2022
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.