Em encontro na CBF nesta terça-feira (28), 25 clubes das Séries A e B oficializaram a criação da Liga Forte Futebol do Brasil, cujo objetivo é negociar em bloco, como no caso de direitos de transmissão. A nova associação também conversará com os filiados à Libra (Liga do Futebol Brasileiro) em busca de um acordo pela criação de uma liga única para organizar o Brasileirão.
Com Fluminense, Internacional, Athletico-PR e Atlético-MG entre os líderes do grupo, os representantes dos 25 clubes assinaram o estatuto da nova associação. Em nota, a Liga Forte Futebol ressaltou que "já nasce com 62,5% dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro".
O movimento é uma resposta à Libra (formada por Flamengo, Vasco, Botafogo, os nove paulistas e o Cruzeiro), que tentou impor seu estatuto a todos os clubes sem negociação. O principal ponto da discórdia diz respeito à divisão da receita com os direitos de transmissão de TV.
Enquanto a Libra deseja o rateio em 40% de forma igualitária, 30% variável por desempenho e 30% variável por engajamento e audiência, os clubes que formaram a Liga Forte Futebol propuseram 50%, 25% e 25%, com possibilidade de negociação, o que não foi aceito até o momento.
Para a Libra, primeiro todos os clubes deveriam primeiro aceitar a adesão à nova liga, para depois esses termos serem discutidos. As conversas entre os dois grupos estão paradas no momento.
Veja a nota oficial divulgada pela nova associação:
Reunidos no Rio de Janeiro, representantes de 25 clubes acabam de assinar a Ata de constituição da Liga Forte Futebol do Brasil, inclusive com a formalização de Estatuto. A Liga . Clubes que integram a Liga Forte Futebol do Brasil:
Athletico PR Atlético MG América-MG Atlético-GO Avaí Brusque Chapecoense Coritiba Ceará Criciúma CRB CSA Cuiabá Fluminense Fortaleza Goiás Internacional Juventude Londrina Náutico Operário Sampaio Corrêa Sport Vila Nova Tombense
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.