Prefeitura foi multada em R$ 5,5 milhões por não climatizar 100% da frota de ônibus - Armando Paiva / Arquivo O DIA
Prefeitura foi multada em R$ 5,5 milhões por não climatizar 100% da frota de ônibusArmando Paiva / Arquivo O DIA
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - A postura de combate ao histórico descaso das empresas de ônibus com o serviço prestado aos cariocas foi um dos motes da campanha de Marcelo Crivella (PRB), que teve processo de impeachment aberto nesta ter;a-feira na Câmara dos Vereadores. Mas durou pouco. O prefeito, que chegou a prometer barrar reajustes tarifários enquanto a frota não estivesse 100% refrigerada, mudou de ideia um ano e meio após conquistar a confiança dos eleitores. Quem trabalhou na atual pasta de Transportes conviveu com a dificuldade do governante para resistir às pressões dos empresários.

Ex-assessor do vice-prefeito Fernando Mac Dowell — este faleceu em 20 de maio de 2018 —, Atílio Flegner, 25 anos, acredita que a visão política de Crivella tenha sobressaído aos planos de Mac Dowell para a Secretaria de Transportes (SMTR), da qual foi titular. "O primeiro aumento, de R$ 3,60 para R$ 3,95, foi anunciado em junho do ano passado, quando o vice-prefeito tinha falecido há cerca de 20 dias", ressalta.

O primeiro aumento foi fruto de acordo de Crivella com os consórcios, em meio a ameaças de paralisação e brigas judiciais. Como parte da negociação, o prefeito cedeu novo prazo para a frota ser climatizada por completo: 2020. Em fevereiro de 2019, veio o segundo reajuste, para R$ 4,05. Em dezembro de 2017, no entanto, Mac Dowell apresentou um estudo próprio que apontava a tarifa justa sendo R$ 3,09.

"Em uma reunião no Palácio da Cidade com empresários, enquanto o Mac Dowell mantinha pulso firme, Crivella tentava apaziguar a situação. O prefeito teve a visão mais política de jogar água fria na briga. E o Mac Dowell não se importava com isso porque não ia se candidatar a nada", diz Flegner. Antes de morrer, o vice-prefeito foi afastado do comando da SMTR e transferido para um órgão consultivo.

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