Rio - A Polícia Militar permaneceu atuando nos Morros do Fubá, Campinho, Caixa D'Água, Saçu e Dezoito, na Zona Norte, nesta sexta-feira (23). Ao longo de toda a semana, diversos confrontos ocorreram nas comunidades, que ficam entre os bairros de Campinho, Cascadura, Quintino, Piedade e Água Santa, por conta de uma guerra entre traficantes e milicianos pelo controle da região. A disputa vem provocando medo nos moradores e impactando na rotina de quem vive nas proximidades.
De acordo com a PM, equipes do 9º BPM (Rocha Miranda) atuaram no Fubá, Campinho, Caixa D'água e Saçu, enquanto o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizou ação no Dezoito. O Grupamento Aeromóvel (GAM) fez o monitoramento aéreo do local. No início da tarde, as equipes policiais foram atacadas a tiros por criminosos e houve embate entre eles. Após o confronto, um homem foi encontrado ferido e uma pistola foi apreendida. A vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal Salgado Filho. A ocorrência está em andamento.
Além disso, equipes policiais intervieram em uma breve tentativa de fechamento da Rua Clarimundo de Melo.
Há pouco mais de um mês, um turista americano morreu ao ser atingido por uma bala perdida durante um confronto no Morro do Fubá. A disputa entre os grupos rivais acontece desde o início do ano, quando o Comando Vermelho, liderado pelo gerente do Morro do Dezoito, Rafael Cardoso do Valle, o 'Baby', invadiram os Morros do Fubá e Campinho, que eram dominados pela milícia do 'Tico e Teco', liderada por Leonardo Luccas Pereira, o 'Leleo' ou 'Teco'. Agora, os traficantes dominam a parte alta dos morros, mas a parte baixa segue sendo comandada pelos paramilitares.
Também nesta sexta-feira, o 41º BPM (Irajá) e o Comando de Operações Especiais (COE) realizaram uma ação no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, também na Zona Norte, para coibir movimentações criminosas relacionadas ao roubo de veículos e cargas, além de remover barricadas. As equipes foram atacadas por criminosos e, após uma troca de tiros, um traficante foi encontrado baleado. Ele foi socorrido para o Hospital Carlos Chagas, mas ainda não há informações sobre seu estado de saúde. Com o homem, foram apreendidos uma pistola, munições, uma granada e drogas.
Na Zona Oeste do Rio, o 27º BPM (Santa Cruz) junto com o 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) e o 40º BPM (Campo Grande) atuaram nas favelas do Aço, Antares, Rola e Três Pontes, todas em Santa Cruz, para coibir as ações de grupos criminosos. De acordo com a Polícia Militar, um homem foi preso. Com ele, os policiais apreenderam um carro roubado, um carregador de fuzil e um cinto tático. A ocorrência foi encaminhada para a 36ª DP (Santa Cruz), onde o caso foi registrado. Na Zona Sul, houve ação no Morro do Santo Amaro, no bairro do Catete, onde equipes do 2º BPM (Botafogo) atuaram. Não houve prisões ou apreensões.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), as unidades escolares nas regiões do Campinho e adjacências, no Morro do Juramento, nas comunidades do Rola, Antares, Aço, Três Pontes e no Morro do Santo Amaro estão funcionando normalmente. A pasta ressaltou que, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, instituiu o Programa Acesso Mais Seguro em unidades localizadas em áreas de conflito. "O programa tem como objetivo mitigar riscos por meio de protocolos que são aplicados por professores, alunos e toda a comunidade escolar em situações de risco. Sempre que há uma situação de risco o protocolo é acionado", completou.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) informou que o Centro Municipal de Saúde Mário Olinto, em Cascadura, e a Clínica da Família Carlos Nery da Costa Filho, em Quintino, mantêm o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas nesta sexta-feira. As Clínicas da Família Dr. Mário Pires da Silva e Souza Marques, no Campinho, e as unidades de saúde nas regiões de Santa Cruz e Botafogo estão funcionando normalmente. Na região do Juramento, a Clínica da Família Herbert de Souza mantém o atendimento à população. Somente atividades externas estão suspensas.
Houve ainda ação da Polícia Militar na Região Metropolitana do Rio, onde o 12º BPM (Niterói) atuou nas favelas da Coreia, Marítimos, Nova Brasília, Vila Ipiranga, Palmeira e no Morro Santo Cristo, ambos no Fonseca, com o objetivo de prender criminosos, apreender armas de fogo, além de estabilizar territórios, onde ocorrem disputas entre grupos rivais. A operação foi encerrada sem alteração. Em nota, as Secretarias Municipal de Educação e de Saúde de Niterói informaram que, até o momento, as unidades de ensino e de saúde da cidade não foram afetadas e estão funcionando normalmente.
A Polícia Militar pede a colaboração da população para localizar criminosos e esconderijos de armas e de drogas pelo 190 ou pelo Disque Denúncia, nos telefones (21) 98849-6099; (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.