Cariocas aproveitam domingo de sol e causam superlotação na Praia do Leme.Marcos Porto/Agência O DIA

Rio - Em mais um dia ensolarado, dessa vez, cariocas lotaram a praia do Leme, na Zona Sul do Rio, na manhã deste domingo. Deixando de lado o frio do inverno de algumas semanas atrás, a população vem aproveitando o fim de semana de calor para tomar banho de mar e relaxar nas areias. As cenas são perigosas diante do estágio que o Rio se encontra na pandemia da covid-19, com aumento de casos e considerado o epicentro da variante Delta no Brasil, segundo o prefeito Eduardo Paes.
Publicidade
De acordo com o Alerta Rio, as temperaturas desse domingo devem subir até os 33º C e na parte da noite cair para 15º C, com ventos fracos a moderados. Não há previsão de chuva. Neste sábado, as praias do Arpoador e de Ipanema, na Zona Sul do Rio, também ficaram cheias de banhistas.
Com as areias lotadas, grandes aglomerações de pessoas sem máscara vêm se formando nas praias durante o fim de semana. Atualmente, o número de casos de covid-19 na capital encontra-se em seu maior pico desde o início de 2021. 
Publicidade
De acordo com o último boletim divulgado pela Fiocruz, o Estado do Rio de Janeiro é o único com aumento do número de casos da doença no país e já apresenta a presença da variante Delta na maioria das amostras analisadas. O Rio também se encontra na lista dos estados com maior índices de morte pelo vírus no Brasil.
Publicidade
Procurada pelo DIA, a Secretária de Ordem Pública (Seop) informa que realiza diariamente fiscalizações para verificar o cumprimento das medidas de restrição que ainda estão vigentes e que a orla segue sendo fiscalizada dentro da rotina de ações do órgão. Segundo o órgão, entre a noite de sexta-feira, dia 20, e a madrugada deste domingo, dia 22, foram registradas 52 infrações sanitárias (incluindo multas aplicadas a pessoas flagradas sem máscara de proteção facial e a bares e estabelecimentos por descumprimento das regras contidas em decreto municipal) em toda a cidade.