Raquel, de 11 anos, passou por cirurgia, mas não resistiuReprodução

Rio - O corpo de Raquel Antunes, de 11 anos, será sepultado neste sábado (23), no Cemitério de São Francisco de Paula, no bairro do Catumbi, na Zona Portuária do Rio. A menina não resistiu aos ferimentos e morreu nesta sexta-feira (22), após ter sido imprensada contra um poste por um carro alegórico da escola de samba Em Cima da Hora, na última quarta-feira (20), após o desfile pela Série Ouro, na Marquês de Sapucaí. O velório está previsto para às 11h e o enterro às 14h.

De acordo com o relato da pastora e amiga da família, Aline da Mota, Raquel subiu no carro alegórico enquanto sua mãe, Marcela Portelinha, lanchava em uma praça do Estácio, próxima à saída do Sambódromo. O veículo passou em um trecho estreito, prensando as pernas da vítima contra um poste. A menina chegou a passar por uma cirurgia de seis horas, na quinta-feira (21), para amputar uma das pernas. Durante o procedimento, ela teve uma parada cardiorrespiratória, mas foi reanimada.

Entretanto, no início da tarde de ontem, a criança não resistiu e acabou morrendo. Ao chegar ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, a mãe de Raquel, que está grávida, desmaiou ao saber da morte da filha. Ela também já havia desmaiado no dia anterior, ao saber da gravidade do estado de saúde da vítima. Marcela precisou ser atendida na emergência da unidade, mas foi liberada em seguida. O clima de revolta tomou conta de familiares que estiveram no local e pediram a responsabilização da agremiação.

Por conta do acidente, a Justiça do Rio determinou a adoção de medidas para garantir a segurança de crianças e adolescentes nos desfiles, entre elas, a escolta dos carros alegóricos até os barracões, evitando o acesso aos veículos. Nesta sexta, a delegada titular da 6ª DP (Cidade Nova), Maria Aparecida Salgado Mallet, responsável pelas investigações do caso, determinou a apreensão da alegoria envolvida. O carro "Embarque no famoso 33" foi levado para um barracão na Zona Portuária e está à disposição de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador do estado, Cláudio Castro, disseram que vão acompanhar as investigações e prestar apoio aos familiares da vítima. Personalidades como Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola de Nilópolis, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e a Liga Independente do Grupo A (Liga-RJ) também lamentaram a morte da menina. Nas redes sociais, internautas também manifestaram solidariedade aos parentes de Raquel.
"Senti muito a perda da menina Raquel Antunes. Apenas 11 anos, meu Deus! Que Deus dê forças a mãe e família dela", escreveu uma pessoa. "Que fatalidade o que aconteceu com a menina Raquel Antunes. Meus sentimentos a todos familiares e amigos", comentou outro. "Que triste, faleceu a pequena Raquel Antunes, 11 anos, acidentada no carro alegórico, não suportou ao acidente. Pêsames. Dor no coração", desabafou mais um.