Os postos médicos ficaram na concentração, setores 2, 7, 8, 10, 11 e dispersão da SapucaíDivulgação

Rio - Os sete postos de assistência médica montados pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio atenderam 465 pessoas no último dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. A passagem das agremiações começou ainda na noite de sábado (23) com a Paraíso da Tuiuti e terminou com a apresentação da Unidos de Vila Isabel nas primeiras horas deste domingo (24). 

De acordo com a pasta, entre as pessoas que precisaram de auxílio, 18 foram encaminhadas para unidades de emergência da rede municipal, entre público, integrantes das escolas e força de trabalho do evento. Uma delas foi a idosa Alba Regina Gomes, 72 anos, atingida por um carro alegórico da escola de São Cristóvão e levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro.

Segundo a Paraíso da Tuiuti, a vítima é componente da escola, se sentiu mal e foi socorrida pela equipe que atua no Sambódromo. No momento em que recebia atendimento, o último carro da agremiação bateu na cadeira de rodas em que ela estava. Informações preliminares davam conta de que Alba, que é ex-chacrete, poderia ter sofrido uma fratura na perna, suspeita que foi descartada na unida de saúde, de onde recebeu alta ainda ontem.

Os postos médicos da SMS ficaram localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10, 11 e Apoteose (dispersão) da Sapucaí e funcionaram até o fim da apresentação da última escola. Ontem, também cruzaram a passarela do samba a Portela, Mocidade Independente de Padre MiguelUnidos da Tijuca e Acadêmicos do Grande Rio. Ao longo dos quatro dias de desfiles, que começaram com as agremiações da Série Ouro, na última quarta-feira (20), as unidades realizaram 1.456 atendimentos e 65 transferências. 
A estrutura de atendimento médico continuará montada para o desfile das escolas de samba mirins, que acontecem hoje, e para o das campeãs, no próximo sábado (30). No dia da apuração, na terça-feira (26), na Praça da Apoteose, um posto vai funcionar das 14h às 20h, com equipe formada por três médicos, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem. Haverá ainda duas ambulâncias com suporte avançado para a transferência de pacientes que apresentem casos mais graves.
Operação municipal
Em quatro dias de fiscalização e patrulhamento no entorno do Sambódromo e na Intendente Magalhães, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal realizaram quatro prisões e duas conduções para
delegacia, após flagrantes de furto, roubo e desacato, sendo uma delas neste sábado. Desde o início dos desfiles, foram contabilizadas 1.547 multas de trânsito. Somente ontem, foram aplicadas 294, depois de flagrantes de infrações de trânsito e 31 veículos foram rebocados. 
As pastas também realizaram 311 atendimentos a turistas no sábado. Nos quatro dias, as ações de apoio deste tipo chegaram a 423. Equipes da Subsecretaria de Operações (Subop) e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) removeram 86 ambulantes sem autorização para atuar entorno do Sambódromo. Ao todo, 489 itens irregulares foram apreendidos, como bebidas, garrafas de vidro, carrinhos e caixas de isopor. Ao longo dos desfiles, foram 440 ambulantes fiscalizados e mais de 853 itens apreendidos. 
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) também atuou na fiscalização das normas sanitárias na Sapucaí, no Terreirão do Samba e no comércio ambulante do entorno. Na segunda noite do Grupo Especial, houve 84 inspeções com oito autos de infração emitidos. Na soma de todos os dias de desfiles até agora, ocorreram 312 vistorias e 33 multas aplicadas. 
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) removeu 45,6 tonelas de resíduos do Sambódromo no sábado. Durante o dia, de 7h às 20h, os garis retiraram 11,7 toneladas de lixo. Após a passagem das escolas foram removidas 33,8 toneladas. Os desfiles dos quatro dias somaram 170,9 toneladas apenas no interior da passarela do samba. 
O trabalho dos garis na Intendente Magalhães, nas áreas interna e externa, resultou em 48,2 toneladas
de resíduos. Nos dois palcos de desfiles foram removidas 219 toneladas de resíduos. No quarto dia de Carnaval, as equipes da Assistência Social atenderam 675 pessoas em situação de rua nas áreas onde havia atrações, além de as zonas Norte e Sul, acolhendo 53 delas, sendo um idoso.