O caso é investigado pela 6° DP (Cidade Nova)
O caso é investigado pela 6° DP (Cidade Nova)Foto: reprodução internet
Por O Dia
Rio - Um computador e cinquenta doses de vacinas CoronaVac foram furtados no Centro Municipal de Saúde (CMS) Professor Carlos Cruz Lima, no Colégio, na Zona Norte do Rio, durante a madrugada de domingo (04).
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o arrombamento foi constatado pelo vigilante da unidade e confirmado pelas imagens do circuito interno. Um homem foi identificado pelo registro, ele chegou por volta das 4h e forçou a entrada na sala de imunização, furtando cinco frascos da vacina. Ele permaneceu por cerca de 10 minutos no local e fugiu.
Publicidade
A Polícia foi chamada pela direção da unidade. Uma perícia foi realizada no local e o caso foi registrado na 6° DP (Cidade Nova).
Vacinação enfrenta problemas no estado
Publicidade
O furto das doses não é um caso isolado no município do Rio de Janeiro. Desde o início da vacinação, foram registradas diversas ocorrências de fura-filas e aplicações falsas do imunizante na população.
No início de março, foram registrados casos de ‘fura-filas’ no Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, na região Metropolitana no Rio, na vacinação contra a covid-19. Uma lista com o nome dos vacinados mostrou que diversos funcionários da unidade receberam o imunizante.
Publicidade
Semanas após o acontecimento, o governo do Rio sancionou uma lei que prevê multa de até R$ 37 mil para quem furar fila em todo o estado. A medida também aplica punição ao agente público que contribuir com a prática.
Em relação as ‘vacinas de vento’, houve registros nos municípios do Rio, Niterói e Petrópolis. Na capital, a prefeitura afastou uma funcionária que fez uma falsa aplicação em uma idosa de 85 anos no dia 27 de janeiro.
Publicidade
Na época, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a população pode registrar fotos e vídeos do momento da aplicação, e que a atitude seria recomendada para prevenir fraudes.
Publicidade
Em Petrópolis, a Polícia Civil concluiu no final de março um inquérito sobre a aplicação falsa da vacina contra a covid-19. A investigação foi realizada e identificou erro acidental da enfermeira durante a aplicação da dose.