Ludmilla grava ’Numanice#2’ no RioReprodução/Instagram

Rio - O ano de 2022 foi bem agitado para a música popular brasileira. Tanto por grandes shows e lançamentos, quanto por perdas inestimáveis e lutos insuperáveis. Os 12 meses também foram marcados por muita comemoração de longas carreiras, retornos aguardados e separações inesperadas.

Ludmilla
Pode-se dizer que os 10 anos de carreira de Ludmilla foram comemorados com muitas conquistas. A cantora lançou um EP relembrando suas origens no funk, com toda a estética que imprimia quando ainda respondia por MC Beyoncé. Ela também divulgou o terceiro episódio do projeto "Lud Session", dessa vez em parceria com Luísa Sonza. Mas o grande destaque do ano sem dúvidas foi o lançamento do segundo álbum do projeto “Numanice”, que cada vez mais tem tomando vida própria e alcançando reconhecimento. O que começou apenas com uma artista realizando o sonho dos fãs de a ouvirem cantando pagode, a tornou referência no gênero dominado por homens e lhe rendeu um Grammy Latino. Após apresentação emblemática no Palco Sunset do Rock in Rio, Ludmilla bateu recordes ao lotar a Sapucaí com seu show de pagode, e já prometeu elevar o projeto a outro patamar. Vem aí, em 2023, o “Navio Numanice”!

Anitta
Este foi o ano da consagração de Anitta como artista internacional. A cantora marcou presença nos principais prêmios de música do mundo em 2022, e em todos eles levou um troféu para casa, fora os que ainda está concorrendo. A artista se tornou a primeira brasileira indicada a uma categoria principal do Grammy Awards em 48 anos, onde concorreu como “Melhor Artista Revelação”. Recentemente, ela venceu a categoria "Artista Latina Feminina Favorita" no American Music Awards. Ela também foi a primeira artista brasileira a ser indicada, premiada e a se apresentar na premiação MTV VMAs, e ganhou o troféu de “Melhor Música Latina” com “Envolver”. E ainda falando em “primeiras vezes”, o hit de Anitta “envolveu” o Brasil de tal forma que a cantora entrou oficialmente para o Guinness Book como a primeira artista latino solo a alcançar o primeiro lugar no Spotify Global. E todos esses feitos colocaram a brasileira na lista da Forbes das 30 pessoas mais influentes no mundo antes dos 30 anos.

Retornos e despedidas
Muitos artistas comemoraram suas longas carreiras em 2022, como Thiaguinho, que para comemorar seus 20 anos na música, trouxe de volta o evento “Tardezinha”, que promete energizar 2023 com muito pagode. Ainda no gênero, o Sorriso Maroto completou 25 anos de muito romantismo e, cantando apenas suas músicas antigas, preparou uma festa que começou este ano e só acaba ano que vem. Teve também duas bandas clássicas dos anos 2000 que voltaram de seus hiatos para comemorar 20 anos de carreira. São elas: Rouge e KLB. O Skank comemorou suas mais de três décadas de jornada com uma turnê de despedida. Quem também se despediu dos palcos foi o cantor Milton Nascimento, que emocionou o público com "A Última Sessão de Música", turnê que marca o encerramento de sua carreira e que teve mais de 35 apresentações.

Simone e Simaria
Em 2022, o mundo da música também foi marcado por uma separação que ninguém esperava. Após Simaria se afastar dos palcos em decorrência de problemas de saúde, a relação com Simone foi afetada. Diversos desentendimentos entre as irmãs que vieram a público, culminando no fim da dupla após dez anos. Os shows que já estavam marcados foram realizados por Simone, que seguiu seu caminho e lançou sua carreira solo. Simaria segue afastada do ramo musical.

Marília Mendonça
No final do ano passado o Brasil perdia Marília Mendonça que, indiscutivelmente, foi uma das maiores artistas do país e revolucionou o sertanejo. A cantora morreu aos 26 anos, em um acidente aéreo e, para os fãs, sua partida no auge da carreira ainda é muito difícil de aceitar. E os números de 2022 mostram o impacto que Marília causou na indústria musical. Após ser mais uma vez indicada ao Grammy Latino pelo segundo álbum em parceria com a dupla Maiara e Maraisa, “Patroas 35%”, a cantora continuou sendo a artista mais ouvida no Brasil em 2022, e uma das brasileiras mais ouvidas do mundo. Marília também deixou diversos projetos póstumos lançados este ano, que a equipe intitulou de "Decretos Reais", com a intenção de "realizar os desejos da rainha". Tudo isso além de parcerias com artistas como Ludmilla, Naiara Azevedo, Lucas Lucco e Dulce María.

Luto
Em 2022, também tivemos perdas incalculáveis para a música popular brasileira. O ano começou com a morte de Elza Soares, aos 91 anos, e terminou com a partida de Gal Costa, aos 77, seguida do eterno ‘Tremendão’, Erasmo Carlos, aos 81. Todos esses artistas deixaram além de muita saudade, um enorme legado na música brasileira.