Cabeceiras trazem conforto para o quarto

Ambiente fica mais aconchegante com o item. Saiba como decorar o cômodo com elas

Por Marina Cardoso

Cabeceira dá conforto ao quarto e ainda cria um estilo estético
Cabeceira dá conforto ao quarto e ainda cria um estilo estético -

Rio - Montar um quarto vai muito além da escolha de uma cama confortável e criados-mudos que atendam as necessidades de quem vai ocupar o cômodo. Por ser um espaço da casa destinado ao relaxamento e bem-estar, o ambiente pede soluções que o tornem ainda mais aconchegante. Uma delas é uso das cabeceiras na cama.

Segundo especialistas, a cabeceira garante conforto ao ambiente e protege a cabeça do morador da friagem e da umidade. O uso também é indicado para quem costuma ler ou assistir a filmes na cama, pois a posição se torna agradável e não sacrifica o corpo. Nesses casos, a dica é usar modelos estofados, que garantem maior conforto para o morador.

Sensação de amplitude

Sobre o posicionamento e comprimento da cabeceira, a arquiteta Nicole Finkel sugere que o item não seja aplicado somente atrás da cama, mas que passe também por trás dos criados-mudos e ocupe toda a parede, de uma ponta a outra. "Dessa forma, o quarto ganha uma sensação de amplitude", explica a arquiteta.

Além disso, há ainda o cuidado com a altura da cabeceira. A distância do pavimento ao teto pode deixar a sensação de que o ambiente é menor do que realmente é.

Em camas de solteiro, além de revestir a parede atrás da cabeça, também vale continuar com o mesmo material nas laterais da cama. "Dessa maneira, basta adicionar almofadas para a cama servir também como encosto de um sofá. É uma ideia bacana para quartos de crianças que recebem os amigos na hora de ver filmes ou jogar videogame", explica a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Peça em couro ecológico é de fácil limpeza e não mancha

Em relação ao material que deve ser aplicado na cabeceira, não existe um padrão a ser seguido. "Vários materiais são bem-vindos, como tecido, couro, madeira, fibra natural ou sintética. A escolha varia conforme o estilo e as características do ambiente", afirma Cristiane.

Por ser de fácil limpeza, um dos materiais que estão em alta é o couro ecológico. Ele não mancha quando o morador encosta o cabelo molhado, por exemplo, e está disponível no mercado em várias cores. "Os modelos mais 'clean', com estilo e configuração simples, são os mais usados no momento", acrescenta a arquiteta Nicole Finkel.

Em caso de ambientes pequenos, a arquiteta Cristiane sugere adesivo ou pintura: "Assim, você delimita a área de descanso sem perder nada do espaço", comenta.

 

Galeria de Fotos

Cabeceira dá conforto ao quarto e ainda cria um estilo estético Divulgação
Há opções de cabeceiras em tecido, couro, madeira e fibra natural. A escolha vai depender das características do ambiente Divulgação
Cabeceira dá conforto ao quarto e ainda cria um estilo estético Divulgação
Cabeceira dá conforto ao quarto e ainda cria um estilo estético Divulgação
Cabeceira dá conforto ao quarto e ainda cria um estilo estético Divulgação

Últimas de Imóveis e Casa