No entanto, avaliação do setor de cartões de crédito piora em comparação com pesquisa de 2012

Por O Dia

Uma pesquisa da CVA Solucions, empresa especializada em pesquisas de mercado, mostra que o brasileiro está cada vez mais interessado em programas de recompensas oferecidos por cartões de crédito. O levantamento, realizado com 6.029 pessoas, aponta ainda que a tendência tem gerado expansão no uso desse meio de pagamento. De acordo com o estudo, 54% dos usuários de cartões de crédito tem programa de recompensas, dos quais 46% já resgataram alguma vantagem (65% produtos diversos, 41% passagens aéreas, 13% minutos no celular, 10% estadias em hotel e 12% outras recompensas).

Porém, ainda segundo a pesquisa, a anuidade faz com que o setor seja mal avaliado na relação custo-benefício. Os consumidores atribuíram nota 6,96 (em uma escala de 1 a 10), entre os 38 setores da economia pesquisados pela CVA. A nota é inferior à conquistada em 2012, que foi de 7,14. A posição dos cartões ainda é melhor do que a de TV por assinatura, Planos de Saúde, Internet banda larga e Operadoras de telefonia celular - o pior setor, com nota 5,86.

Força da marca

O estudo também analisou a força da marca dos cartões de instituições financeiras, de varejo e suas bandeiras. Entre os emissores, o Itaúcard aparece em primeiro, com 17,3%, tendo crescido em relação a 2012, quando era de 15,9%. O Ourocard está na segunda posição com 14,3%. Amex cresceu de 6,1% para 8,3% e o Bradesco aumentou de 3,6% para 5,1%.

Entre as bandeiras a Visa continua liderando, agora com 48,7%. Mas os destaques são para Mastercard e Amex que cresceram. Mastercard foi de 27,4% para 28,3% e Amex subiu de 2,9% para 4,3% em Força da Marca. Mastercard vem ganhando Market Share desde 2010, quando tinha 37,2%, aumentando para 41,5% em 2014.

Já em Valor Percebido (relação custo-benefício percebido por seus clientes), entre os emissores financeiros, o Amex lidera (1,08), seguido por Porto Seguro (1,05), HSBC (1,02). No varejo, as melhores notas foram para Saraiva (1,08), Pernambucanas (1,05), Hipercard (1,04) e Submarino (1,03).

Entre as bandeiras, as melhores avaliações foram atribuídas para as bandeiras Amex (1,08) e Hipercard (1,05). Visa, Mastercad e Diners apresentaram um valor percebido na média do mercado (1,0).

Pagamento

O novo estudo mostrou que mais usuários utilizaram o pagamento parcial da fatura, sobre o qual incidem juros altos sendo a pior forma de financiamento para o consumidor. Em 2012, 30% tinham utilizado pagamento parcial da fatura nos últimos 6 meses, em 2014 o índice aumentou para 34%.


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