Trabalho voluntário em debate em fórum na Câmara Municipal do Rio

Evento reúne médicos e o poder público

Por O Dia

O Observatório da Saúde RJ, entidade que defende melhorias na saúde pública e o fomento de uma cultura de prevenção, vai organizar um fórum com a temática 'Voluntariado na saúde: a importância da participação cidadã'. O evento está marcado para quinta-feira, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e será aberto ao público.

O objetivo é expor a importância do trabalho voluntário e debater as dificuldades de acesso à saúde, enfrentadas pela população mais carente. Além disso, o fórum vai traçar um paralelo entre a responsabilidade do poder público e o trabalho dos voluntários.

Entre os palestrantes do 5° fórum do Observatório da Saúde, estarão os médicos Luiz Roberto Londres (presidente do Instituto de Medicina e Cidadania e autor do livro 'Sintomas de uma época: quando o ser humano se torna um objeto'), João Ricardo Ribas (da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal do Rio), Félix Zyngier (voluntario na comunidade do Morro Azul) e Alexandre Charão (cirurgião plástico da Médicos Sem Fronteiras, que atuou em mais de dez projetos, incluindo Burundi, Iraque e Haiti).

Os voluntários atuam de forma complementar, doando não apenas um serviço, mas também atenção, alegria, respeito e esperança. "Os profissionais costumam ficar limitados a um conhecimento específico. E isso acaba nos impedindo de pensar sobre nosso trabalho. O comportamento profissional não pode ser apenas um reflexo, tem que ser uma reflexão", destaca o médico Marcio Meirelles, diretor do Observatório da Saúde.

Últimas de Vida Saudável