Verão terá temperaturas acima da média, diz Climatempo

Segundo o instituto de meteorologia, meses de fevereiro e março serão mais secos, com pouca chuva

Por O Dia

Rio - A sexta-feira foi de sol forte no Rio, com a temperatura máxima chegando a 38,8 graus em Santa Cruz, na Zona Oeste. E, segundo o Climatempo, isso é só a prévia do verão, que promete registrar temperaturas acima da média.

Sexta-feira é de forte calor e praias cheias

De acordo com o meteorologista Marcelo Pinheiro, a partir do dia 21, quando começa a estação mais quente do ano, os cariocas vão ter dias mais quentes que em outros verões, com temperaturas acima dos 40 graus. 

Praias do Arpoador e Ipanema foram disputadas em mais um dia de forte calor no Rio%2C nesta sexta-feira%3B às 13h%2C temperatura máxima chegou a 38%2C4 graus em Santa CruzAlessandro Buzas / Agência O Dia

"Este verão terá temperaturas acima do normal, em relação a média histórica. As chuvas serão dentro da normalidade em janeiro. Mas os meses de fevereiro e março serão um pouco mais seco que o normal", disse o meteorologista, que negou a ocorrência de algum fenômeno.

"Ainda não há um fenômeno confirmado. Há tendência de el niño fraco (aquecimento das águas do pacífico). Mas o impacto dele é maior nas regiões sul e nordeste. No sudeste ele não tem efeito bem definido", explicou ele, que lembrou ainda que os dias quentes deste verão serão intercalados: "No verão passado tivemos um fenômeno, uma bolha de ar seco impedindo a chegada de frentes frias. Foram dias seguidos com temperatura passando dos 40 graus. Desta vez, os dias serão mais intercalados", disse.

Nersta sexta-feira, a temperatura máxima chegou a 38,8 graus em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. A previsão para este sábado é de sol forte, mas com ocorrência de chuva já no início da noite. No domingo, a chegada de uma frente fria, que permanecerá na região até quarta-feira, provoca queda nas temperaturas. 


Últimas de _legado_O Dia 24 Horas