Shopping a céu aberto surge para flexibilizar atendimento do comércio

Lei determina que lojas fechem aos sábados depois do meio-dia. Mas acordo faz com que o comércio fique aberto até tarde

Por O Dia

Rio - A proposta de criar um shopping a céu aberto, tornando o Centro de Barra do Piraí num pólo comercial importante da região, surge para flexibilizar o horário de atendimento do comércio. Seria para ampliar oportunidades. “Nos domingos e feriados, Barra do Piraí parece uma cidade-fantasma. Se o comércio abre, todo mundo sai ganhando”, argumenta Orlando Pimentel, presidente do Sicomércio de Barra do Piraí, que representa quatro mil comerciantes.

Shopping a céu aberto flexibilizaria horário de atendimento do comércioDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Uma lei municipal determina que o comércio em geral deve encerrar as atividades aos sábados, depois do meio-dia. Mas um acordo com os funcionários, que prevê um pagamento extra e acesso a atendimento médico, faz com que o comércio fique aberto até mais tarde. Devido a este acordo, o comércio pode fechar às 18h30. De acordo com comerciantes e moradores, o setor se expandiu nos últimos anos, passando a atender as demandas da cidade e até atraindo consumidores de cidades vizinhas.

“É possível encontrar uma cachaça de R$ 2 o litro e até mesmo o uísque que custa R$ 1,2 mil”, argumenta Orlando.

“Há algum tempo, os moradores saíam daqui porque preferiam fazer suas compras na cidade vizinha de Volta Redonda. Agora, fazem compras no município mesmo”, compara a professora aposentada Susana Lopes.

Últimas de Rio De Janeiro