Uma oportunidade para quem precisa

Parceria entre Senac e governo oferece cursos profissionalizantes a 150 moradores de áreas carentes do Rio

Por O Dia

Rio - Morador da favela de Manguinhos, Zona Norte do Rio, Jonathan da Silva luta por um sonho. Praticante de boxe, muay thai e jiu-jítsu no Centro de Referência da Juventude (CRJ) da comunidade, ele quer seguir os passos de José Aldo, campeão mundial de MMA, que trabalhou como faxineiro e morou em uma academia carioca. Mas há outra luta travada longe dos tatames, ringues ou octágonos. Aos 21 anos, Jonathan precisa de um emprego e de outra formação profissional para se sustentar.

Ele está entre os 150 beneficiados pela parceria firmada entre o Senac RJ, do Sistema Fecomércio RJ, e a Secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude, que irá oferecer cursos profissionalizantes gratuitos a moradores de áreas carentes, como Cantagalo, Complexo do Alemão, Manguinhos, Jacarezinho e Cidade de Deus. É o programa Senac na Comunidade, que oferece a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social os cursos de Rotinas de Escritório, Assistente Administrativo e Técnicas Básicas de Garçom a partir da próxima segunda-feira.

Centros de Referência da Juventude (CRJs) irão sediar cursos de Rotinas de Escritório%2C Assistente Administrativo e Técnicas de GarçomDivulgação

Jonathan, que buscará formação como Assistente Administrativo, não completou o ensino médio e nunca conseguiu emprego com carteira assinada. Nos últimos três anos, fez bicos como entregador de uma farmácia, garçom, ajudante de cozinha e chegou a auxiliar o tio eletricista.

“Não tenho formação profissional. Na comunidade, tem gente que quer estudar e crescer, mas nem sempre tem oportunidade. O meu sonho é seguir os passos do José Aldo e ser lutador profissional. Mas preciso ter um plano B, para crescer na vida”, argumenta Jonathan.

O curso é só a primeira etapa. Com o certificado na mão, Jonathan e os outros integrantes dos cursos passam a ser beneficiados pelo Click Oportunidades, programa de orientação de carreira do Senac. “O programa ensina como fazer currículo, como se portar numa entrevista de emprego e como se vestir. São dicas para o primeiro emprego”, explica Ricardo Ricardo Rohloff, gerente corporativo de responsabilidade social do Sistema Fecomércio RJ.

Mais de 30 mil beneficiados

Em funcionamento há seis anos, o Senac na Comunidade beneficiou mais de 30 mil pessoas — média de 5 mil formados em áreas carentes do Rio por ano. “A ideia é reforçar ainda mais esse programa nos próximos anos. Temos a intenção de cobrir e mapear áreas carentes no estado do Rio”, garante Rohloff.

A entidade não oferece apenas cursos de formação para a população carente. A Faculdade de Tecnologia Senac Rio abriu inscrições para oferecer mais de cem vagas em cursos de pós-graduação e MBAs, em aulas que começam a partir do dia 27 deste mês. As matrículas podem ser feitas na Rua Santa Luzia, 735, 2º andar, no Centro.

A unidade, que trabalha com uma metodologia voltada à prática profissional, ainda irá promover uma palestra sobre a atuação do especialista em educação corporativa, na noite do dia 13 de setembro. Ministrada pela coordenadora do MBA em Educação Corporativa do Senac RJ, Mariana Haido, a palestra ocorrerá no auditório da faculdade.

Últimas de Rio De Janeiro