Casa contêiner traz uma nova opção de moradia

Novo formato de moradia pode ser 25% mais econômica do que casa de alvenaria

Por Marina Cardoso

Casas contêineres viram opção para quem quer economizar na construção
Casas contêineres viram opção para quem quer economizar na construção -

Rio - Pode parecer difícil de imaginar uma casa construída dentro de um contêiner, mas moradores têm apostado nesse novo formato de residência. Além de ser confortável, a moradia pode ser sustentável e a opção pode ser entre 20% a 25% mais barata que uma casa de alvenaria.

Segundo especialistas, o custo fica mais em conta, pois a estrutura já vem pronta, sem a necessidade de se criar uma fundação complexa. O contêiner chega com as instalações elétricas e hidráulicas prontas. Já no endereço da residência, o morador pode focar apenas nos acabamentos.

Para a criação do contêiner, existem inúmeras possibilidades de casas, de diversos tamanhos, com um material resistente. Segundo Bruno Peotta, diretor da RentCon, empresa especializada em casas nesse formato, as casas podem ser até transportáveis. "Isso só depende do projeto".

Segundo a arquiteta Carol Gomes, da Mastaba Arquitetura Cenográfica, a rapidez para a construção se deve justamente porque não é preciso realizar a parte estrutural da casa. "Elas são mais práticas porque o contêiner é a estrutura da casa pronta, elimina o custo de fundação e estrutural de uma residência. Além disso, agiliza a obra e torna mais limpa", explica.

Por outro lado, a economia dentro da casa construída vai depender do projeto realizado. De acordo com a arquiteta, o contêiner precisa de um bom isolamento térmico, pois é feito em aço, material bom condutor de calor. Por isso, dependendo do lugar, necessita de ar-condicionado constantemente. "Para ter economia e sustentabilidade no dia a dia, precisamos gastar menos energia e água. O contêiner por si só não traz essas soluções", avalia a especialista.

As orientações para a construção do imóvel

Para construção em contêiner, os especialistas ouvidos pelo DIA dizem que é necessário fazer uma sapata no terreno onde será colocado. Para isso, é importante contratar uma empresa especializada, pois cortes feitos de maneira errada podem comprometer a estrutura do contêiner.

Já na hora de investir na decoração de uma casa de contêiner, a diferença entre esse tipo de casa e de uma alvenaria não é muito grande. É possível aplicar qualquer material de revestimento usado na construção convencional. 

Os materiais de revestimentos e acabamentos podem ser escolhidos de acordo com o gosto do morador, como o papel de parede, cerâmica, compensado e madeira. Além disso, o piso pode ser desde o original até granito.

Galeria de Fotos

Casas contêineres viram opção para quem quer economizar na construção Divulgação
Casas contêineres viram opção para quem quer economizar na construção Divulgação
Casa de contêiner pode ser decorada com os mesmos revestimentos e acabamentos de outra de alvenaria Divulgação

Últimas de Imóveis e Casa