Cuidando dos pneus

Especialistas dão dicas aos motoristas que pretendem pegar a estrada no feriado

Por O Dia

Antes de viajar, é importante verificar pneus, correias, óleos, filtros, alinhamento e pastilhas de freio
Antes de viajar, é importante verificar pneus, correias, óleos, filtros, alinhamento e pastilhas de freio - fotos: divulgação

Hoje começa mais um feriado, levando milhares de famílias para a estrada. Quem está embarcando nessa só pensa no lazer que está por vir e não em se aborrecer. Portanto, é importante verificar se o veículo está com a manutenção em dia e devidamente revisado para evitar alguma surpresa desagradável. "Uma inspeção básica é feita em qualquer tipo de revisão e pode identificar se há algum problema com o carro", esclarece Mário Martins, da Jambeiro Pneus.

Um componente que é sempre um dos mais exigidos com o automóvel em movimento é o conjunto de pneus. Especialistas orientam de imediato que o proprietário obedeça ao manual do veículo, mas esclarecem algumas orientações importantes, que precisam ser seguidas para evitar imprevistos. Segundo Danilo Souza, da Dinamicar Pneus, a calibragem compete ao motorista. "Os pneus devem ser calibrados a frio, antes de pegar a estrada. Quando o carro vai cheio, a pressão é mais alta. Estas informações podem ser consultadas, normalmente, no coluna onde fecha a porta dianteira do carro, do lado do motorista, na carroceria", explica. "É necessário checar também o estado dos pneus, a marcação TWI (indicador de desgaste do componente)", completa.

Para 'Gilsinho', da Gilson Pneus, o pneu descalibrado ainda consome mais combustível e está suscetível ao corte. "O pneu é do DNA do carro. Ele identifica anomalias em outros componentes. Um amortecedor problemático, por exemplo, vai gerar desgaste irregular no pneu", explica. O especialista fala também dos modelos 'remold', que ele recomenda sem hesitar. "É uma opção para quem quer economizar sem contrapartidas. Os pneus remold têm tecnologia, selo do Inmetro e são aprovados na vistoria do Detran, além de serem uma opção ambientalmente sustentável", esclarece, ampliando que esses modelos são realidade em várias partes do mundo e avançam no Brasil.

checagem do estepe

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) também dá orientações. A primeira dica é que o motorista faça a checagem do estepe, que precisa estar sempre pronto para ser usado caso seja necessário. Por isso, verifique a pressão e o desgaste antes de pegar a estrada. A segunda dica da entidade é que o motorista faça um rodízio de pneus, se verificar que o desgaste está irregular. Além disso, o rodízio melhora a estabilidade e deve ser feito de acordo com as indicações do manual do veículo.

Alinhamento e balanceamento também estão entre as orientações importantes antes de pegar a estrada. Para quem rodou mais de 10 mil quilômetros ou nota alguma irregularidade na direção, é necessário então proceder com o alinhamento das rodas e o balanceamento. O alinhamento ajusta os ângulos das rodas entre si e em relação ao solo. Já o balanceamento equilibra o conjunto de pneus e ainda evita vibrações nos veículos em determinadas velocidades.

Galeria de Fotos

Antes de viajar, é importante verificar pneus, correias, óleos, filtros, alinhamento e pastilhas de freio fotos: divulgação
Cuidado com os pneus são fundamentais para manter a dirigibilidade e segurança do veículo Divulgação
Calibragem deve ser feita a frio. Carro pesado deve ter pressão maior FOTOS Divulgação

Comentários

Últimas de Automania