Angelina Jolie visita crianças refugiadas no Líbano

Atriz considerou o encontro 'uma experiência dilacerante'

Por O Dia

Líbano - A atriz norte-americana Angelina Jolie, embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), visitou no domingo crianças sírias refugiadas no Líbano. A estrela afirmou nesta segunda-feira, ao final da visita ao Líbano, que as ajudas humanitárias para os civis sírios "são um passo na direção correta, mas é preciso vontade política e coragem".

O país abriga quase um milhão de refugiados que fugiram da guerra civil iniciada há quase três anos na vizinha Síria, qua já provocou mais de 140 mortes. Durante sua estada, a atriz se reuniu com famílias de refugiados e conversou com o presidente do Líbano, Michel Suleiman, e o primeiro-ministro, Tamam Salam.

Angelina Jolie sorri enquanto se encontra com refugiados sírios no Vale de BekaaReuters

De acordo com o comunicado da Acnur, Angelina considerou o encontro com algumas das 3,5 mil crianças órfãs da Síria, ocorrido com forte esquema de segurança, "uma experiência que parte o coração".

"Encontrar estas crianças foi uma experiência devastadora. Perderam seus familiares e sua infância foi roubada pela guerra. São tão pequenos, e mesmo assim carregam o peso da realidade como adultos", completou a atriz. Angelina Jolie passou a noite deste sábado e domingo em hotel de Zahlé, localidade cristã do Vale da Beqaa.

A estrela destacou a "contribuição vital" que o Líbano realiza como destino da maior proporção de refugiados por causa da crise síria, número que quase chega a 1 milhão. O conflito na Síria começou em 2011 contra o regime do presidente Bashar Al-Assad.

Jolie agradece ao Líbano por receber refugiados sírios

A atriz Angelina Jolie agradeceu nesta segunda-feira às autoridades libanesas por seu trabalho de acolhida e proteção dos refugiados sírios desde o início do conflito, em 2011, especialmente com as crianças. Jolie concluiu nesta segunda uma visita de três dias ao Líbano, onde comprovou no terreno como vivem as comunidades de refugiados sírios nesse país, informou Acnur em comunicado.

A artista se mostrou satisfeita com a resolução do Conselho de Segurança da ONU adotada neste fim de semana para facilitar a entrada de ajuda humanitária na Síria, medida que "representa um passo na boa direção para atender aos civis presos em áreas de difícil acesso por causa da luta armada".

A atriz Angelina Jolie se encontra com o primeiro-ministro do Líbano%2C Tammam Salam%2C no palácio do governo em BeiruteReuters

"A resolução deve ser mais que papeis. Deve ser implementada, o que implica disposição política e coragem. A unanimidade dentro do Conselho de Segurança provou uma nova fase rumo ao fim do conflito", afirmou.

Essa foi a terceira visita da atriz em nome do Acnur ao Líbano, onde havia estado pela última vez em setembro de 2012.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência