Conheça os alimentos da dieta da beleza

Frutas, legumes e leite mantêm pele, cabelos e unhas bonitos

Por O Dia

Rio - Cada vez mais, mulheres lotam suas gavetas de cosméticos em busca do ideal de beleza. Porém, o segredo para ter uma pele jovem, cabelos fortes e unhas firmes pode estar em outro canto da casa: a despensa. Produtos como leite, frutas cítricas e verduras são ricos em vitaminas e minerais que deixam qualquer mulher mais bonita sem precisar gastar com cremes e remédios.

Um dos principais ingredientes da dieta de beleza é o ferro. O mineral, encontrado no feijão, por exemplo, ajuda na formação dos glóbulos vermelhos, que fazem o transporte de oxigênio nas células. “A falta de ferro pode provocar, em casos graves, queda de cabelo, ressecamento de pele e deixar as unhas quebradiças”, diz Juliana Machado, gerente médica do laboratório Bayer.

Além do ferro, as vitaminas A, C e D também devem estar presentes na alimentação. Mas, segundo a especialista, o estado emocional desempenha um papel importante no sucesso da dieta. “O stress desequilibra o organismo e pode deixar a mulher com falta de alguma das vitaminas”, afirma a médica.

Apesar de ser capaz de manter o bom aspecto da pele e dos cabelos, a alimentação pode não ser o suficiente para algumas pessoas, exigindo a suplementação de vitaminas. “Idosas, principalmente, possuem dificuldades de absorção e devem procurar médico para fazer reposição”, aconselha Juliana.

O QUE COMER

VITAMINA A
Estimula a produção de colágeno, que sustenta e hidrata a pele. É encontrada em leite, ovos, vegetais amarelos (abóbora, batata doce, cenoura) e folhas verde-escuras (couve, bertalha, brócolis e espinafre).

VITAMINA C
Neutraliza os radicais livres, protegendo a derme. Além disso, age em cicatrizações. O nutriente pode ser encontrado em frutas cítricas (laranja, goiaba, abacaxi e tangerina).

VITAMINA D
Ajuda no crescimento e reparação dos tecidos. É essencial para o fortalecimento de dentes e ossos. Encontrada em peixes como o salmão, além de leite e ovos.

FERRO
Essencial na formação dos glóbulos vermelhos, é encontrado no feijão, castanhas, pimentão e cereais.

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