Vídeos mostram políticos ucranianos sendo jogados no lixo

Fato aconteceu em 2014, mas voltou à tona nas redes sociais nessa semana após vídeos bombarem na internet

Por O Dia

Ucrânia - Vídeos de ucranianos jogando políticos locais em latas de lixo voltaram a circular na internet. No primeiro vídeo, gravado na cidade de Kiev, na Ucrânia, o vídeo mostra várias pessoas irritadas jogando um parlamentar do país no lixo. 

Vitaly Zhuravsky é um antigo membro do partido do ex-presidente Viktor Yanukovich, deposto em fevereiro de 2014 após uma série de violentos protestos na cidade.

No clipe é possível observar que Zhuravsky é levado por manifestantes até uma lixeira localizada em frente ao parlamento. Ele é então jogado lá dentro e impedido de sair. Num segundo momento, conforme mostrou outro vídeo, militares conseguem resgatá-lo. O vídeo que foi feito em 2014 volta à tona nas redes sociais.

Até hoje não se sabe ao certo quais foram as motivações do ato. Mas, segundo o jornal "The Washington Post", o fato aconteceu durante um protesto que exigia do governo ucraniano a adoção de medidas para a remoção de políticos ligados ao regime anterior de seus cargos atuais.

Após o episódio, o pedido da população foi atendido. O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseny Yatseniuk, declarou que um milhão de servidores públicos teriam "a sua lealdade avaliada". A ideia era rastrear possíveis práticas corruptas herdadas do antigo governo.

Confira o vídeo que mostra Zhuravsky sendo jogado no lixo por manifestantes. 

Neste segundo vídeo, o político é resgatado por militares.

Nas redes sociais um terceiro vídeo mostra um segundo político sendo lançado em uma caçamba de lixo. No entanto, até hoje não foi confirmada a identidade do parlamentar.

 

Ucranianos jogando políticos na lata de lixo. A imprensa não divulga porque se a moda pega aqui no Brasil vai faltar lixeira!

Publicado por Tomaz Sussekind em Quarta, 13 de janeiro de 2016

Últimas de _legado_Mundo e Ciência